Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401035 |
Resumo: | Resumo: Neste artigo, investigou-se um componente de Química em que o ensino é centrado no aluno. Assim, as aulas são organizadas por meio de períodos de estudo (PE) e grupos de discussão (GD), além da utilização de mapas conceituais e Histórias em Quadrinhos como recursos didáticos. Teve-se por objetivo verificar a percepção dos alunos (n=26) sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado nesse componente. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com seis perguntas abertas acompanhadas de uma escala numérica de 10 níveis (1- pouco; 10- muito). Análise dos dados combinou as abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que os alunos avaliaram positivamente o componente de Química. Esse resultado é de grande relevância, pois ratifica a importância de se promover ambientes de aprendizagem que permitem a participação ativa e autônoma dos acadêmicos, em prol da qualidade do Ensino Superior. |
id |
UNESP-22_7413a97e2c6d754718e33e0a83e23a70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132019000401035 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunosFormação de professoresEnsino de químicaAprendizagem ativaEnsino centrado no alunoResumo: Neste artigo, investigou-se um componente de Química em que o ensino é centrado no aluno. Assim, as aulas são organizadas por meio de períodos de estudo (PE) e grupos de discussão (GD), além da utilização de mapas conceituais e Histórias em Quadrinhos como recursos didáticos. Teve-se por objetivo verificar a percepção dos alunos (n=26) sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado nesse componente. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com seis perguntas abertas acompanhadas de uma escala numérica de 10 níveis (1- pouco; 10- muito). Análise dos dados combinou as abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que os alunos avaliaram positivamente o componente de Química. Esse resultado é de grande relevância, pois ratifica a importância de se promover ambientes de aprendizagem que permitem a participação ativa e autônoma dos acadêmicos, em prol da qualidade do Ensino Superior.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401035Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.4 2019reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320190040012info:eu-repo/semantics/openAccessCicuto,Camila Aparecida TolentinoMiranda,Ana Carolina GomesChagas,Sinara da Silvapor2019-12-11T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132019000401035Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:11.489671Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos |
title |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos |
spellingShingle |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos Cicuto,Camila Aparecida Tolentino Formação de professores Ensino de química Aprendizagem ativa Ensino centrado no aluno |
title_short |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos |
title_full |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos |
title_fullStr |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos |
title_sort |
Uma abordagem centrada no aluno para ensinar Química: estimulando a participação ativa e autônoma dos alunos |
author |
Cicuto,Camila Aparecida Tolentino |
author_facet |
Cicuto,Camila Aparecida Tolentino Miranda,Ana Carolina Gomes Chagas,Sinara da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Miranda,Ana Carolina Gomes Chagas,Sinara da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cicuto,Camila Aparecida Tolentino Miranda,Ana Carolina Gomes Chagas,Sinara da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Ensino de química Aprendizagem ativa Ensino centrado no aluno |
topic |
Formação de professores Ensino de química Aprendizagem ativa Ensino centrado no aluno |
description |
Resumo: Neste artigo, investigou-se um componente de Química em que o ensino é centrado no aluno. Assim, as aulas são organizadas por meio de períodos de estudo (PE) e grupos de discussão (GD), além da utilização de mapas conceituais e Histórias em Quadrinhos como recursos didáticos. Teve-se por objetivo verificar a percepção dos alunos (n=26) sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado nesse componente. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com seis perguntas abertas acompanhadas de uma escala numérica de 10 níveis (1- pouco; 10- muito). Análise dos dados combinou as abordagens quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que os alunos avaliaram positivamente o componente de Química. Esse resultado é de grande relevância, pois ratifica a importância de se promover ambientes de aprendizagem que permitem a participação ativa e autônoma dos acadêmicos, em prol da qualidade do Ensino Superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401035 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000401035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320190040012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.25 n.4 2019 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958538801152 |