O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Janerine,Aline de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Quadros,Ana Luiza de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100215
Resumo: Resumo: O debate em torno da formação de professores de Ciências tem alertado para uma tendência de recém-formados usarem, prioritariamente, uma prática baseada na transmissão/recepção de informações, sem conferir a devida atenção ao processo de significação dessas informações. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a contribuição de uma experiência docente na configuração das formas identitárias e na superação do modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Para isso, promoveu-se um processo reflexivo sobre a prática do ensino baseado no contexto, a partir de um grupo de professores de Química em formação. Com isso, ocorreram momentos de crise e de redefinição das práticas docentes, favorecendo aos participantes a constituição de novas formas identitárias relacionadas à docência.
id UNESP-22_78836908f7b1f61c9597d882fdeb96cf
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100215
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docênciaEnsino de químicaIdentidade profissionalFormação de professoresPrática docenteResumo: O debate em torno da formação de professores de Ciências tem alertado para uma tendência de recém-formados usarem, prioritariamente, uma prática baseada na transmissão/recepção de informações, sem conferir a devida atenção ao processo de significação dessas informações. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a contribuição de uma experiência docente na configuração das formas identitárias e na superação do modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Para isso, promoveu-se um processo reflexivo sobre a prática do ensino baseado no contexto, a partir de um grupo de professores de Química em formação. Com isso, ocorreram momentos de crise e de redefinição das práticas docentes, favorecendo aos participantes a constituição de novas formas identitárias relacionadas à docência.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100215Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220017info:eu-repo/semantics/openAccessJanerine,Aline de SouzaQuadros,Ana Luiza depor2022-06-03T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100215Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:21.734462Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
title O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
spellingShingle O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
Janerine,Aline de Souza
Ensino de química
Identidade profissional
Formação de professores
Prática docente
title_short O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
title_full O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
title_fullStr O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
title_full_unstemmed O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
title_sort O processo de configuração identitária docente de licenciandos em Química durante uma experiência de imersão na docência
author Janerine,Aline de Souza
author_facet Janerine,Aline de Souza
Quadros,Ana Luiza de
author_role author
author2 Quadros,Ana Luiza de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Janerine,Aline de Souza
Quadros,Ana Luiza de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Identidade profissional
Formação de professores
Prática docente
topic Ensino de química
Identidade profissional
Formação de professores
Prática docente
description Resumo: O debate em torno da formação de professores de Ciências tem alertado para uma tendência de recém-formados usarem, prioritariamente, uma prática baseada na transmissão/recepção de informações, sem conferir a devida atenção ao processo de significação dessas informações. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a contribuição de uma experiência docente na configuração das formas identitárias e na superação do modelo tradicional de transmissão e recepção do conhecimento. Para isso, promoveu-se um processo reflexivo sobre a prática do ensino baseado no contexto, a partir de um grupo de professores de Química em formação. Com isso, ocorreram momentos de crise e de redefinição das práticas docentes, favorecendo aos participantes a constituição de novas formas identitárias relacionadas à docência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100215
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220017
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959256027136