As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200002 |
Resumo: | Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada. |
id |
UNESP-22_7fb50e1ffdaea8248e6a364150ecf87d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132004000200002 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidoseducação ambientalformação continuada de professoresresíduos sólidosvaloresparticipação políticaEste trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200002Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.2 2004reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132004000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCinquetti,Heloisa Chalmers SislaCarvalho,Luiz Marcelo depor2009-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132004000200002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:24.600215Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
spellingShingle |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla educação ambiental formação continuada de professores resíduos sólidos valores participação política |
title_short |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title_full |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title_fullStr |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title_full_unstemmed |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
title_sort |
As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos |
author |
Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla |
author_facet |
Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla Carvalho,Luiz Marcelo de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho,Luiz Marcelo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla Carvalho,Luiz Marcelo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ambiental formação continuada de professores resíduos sólidos valores participação política |
topic |
educação ambiental formação continuada de professores resíduos sólidos valores participação política |
description |
Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132004000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.2 2004 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954972594176 |