As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Carvalho,Luiz Marcelo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200002
Resumo: Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.
id UNESP-22_7fb50e1ffdaea8248e6a364150ecf87d
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132004000200002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidoseducação ambientalformação continuada de professoresresíduos sólidosvaloresparticipação políticaEste trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200002Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.2 2004reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132004000200002info:eu-repo/semantics/openAccessCinquetti,Heloisa Chalmers SislaCarvalho,Luiz Marcelo depor2009-08-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132004000200002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:24.600215Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
spellingShingle As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla
educação ambiental
formação continuada de professores
resíduos sólidos
valores
participação política
title_short As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title_full As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title_fullStr As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title_full_unstemmed As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title_sort As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
author Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla
author_facet Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla
Carvalho,Luiz Marcelo de
author_role author
author2 Carvalho,Luiz Marcelo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cinquetti,Heloisa Chalmers Sisla
Carvalho,Luiz Marcelo de
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
formação continuada de professores
resíduos sólidos
valores
participação política
topic educação ambiental
formação continuada de professores
resíduos sólidos
valores
participação política
description Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132004000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.2 2004
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954972594176