As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002
http://hdl.handle.net/11449/26457
Resumo: Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.
id UNSP_ede7936b0a25be354a9bff83ca1c5122
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26457
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidosValues and political participation dimensions in teachers' projects: solid residues approacheseducação ambientalformação continuada de professoresresíduos sólidosvaloresparticipação políticaenvironmental educationteachers's professional developmentsolid wastesvaluespolitical participationEste trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.This paper aims to analyze aspects related to the values and political participation, developed by teachers, when writing thematic projects related to solid wastes. The analysis shows a moment in the process that in-service teachers faced while planning to teach contents related to environmental issues, and particularly solid wastes. We point out that teachers frequently do not recognize the limits of the knowledge dimension, and that probably makes it difficult for them to perceive the possibilities of developing the dimensions of ethical values and political participation in their environmental education practice. We analyze these two dimensions in some highlighted aspects from the results.Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Departamento de Metodologia de EnsinoUNESP Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUNESP Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cinquetti, Heloisa Chalmers SislaCarvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]2014-05-20T15:07:19Z2014-05-20T15:07:19Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article161-171application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645710.1590/S1516-73132004000200002S1516-73132004000200002S1516-73132004000200002.pdf08045437821411820000-0002-6109-6830SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-16T06:09:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26457Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-16T06:09:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
Values and political participation dimensions in teachers' projects: solid residues approaches
title As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
spellingShingle As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla
educação ambiental
formação continuada de professores
resíduos sólidos
valores
participação política
environmental education
teachers's professional development
solid wastes
values
political participation
title_short As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title_full As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title_fullStr As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title_full_unstemmed As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
title_sort As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos
author Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla
author_facet Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cinquetti, Heloisa Chalmers Sisla
Carvalho, Luiz Marcelo de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv educação ambiental
formação continuada de professores
resíduos sólidos
valores
participação política
environmental education
teachers's professional development
solid wastes
values
political participation
topic educação ambiental
formação continuada de professores
resíduos sólidos
valores
participação política
environmental education
teachers's professional development
solid wastes
values
political participation
description Este trabalho aborda elementos relativos às dimensões dos valores e da participação política, desenvolvidos por professoras, quando da elaboração de projetos temáticos sobre resíduos sólidos. A análise representa um momento da investigação dos processos de educação continuada de professoras de séries iniciais do Ensino Fundamental, de São Carlos, SP, ao aprender e ensinar conteúdos relativos à temática ambiental, com foco nos resíduos sólidos. Apontamos na discussão dos dados que as professoras freqüentemente não reconhecem os limites da dimensão dos conhecimentos, o que provavelmente dificulta a percepção das possibilidades de desenvolvimento do trabalho com as dimensões dos valores éticos e da participação política. Analisamos, para estas dimensões, alguns aspectos que se destacaram na pesquisa realizada.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T15:07:19Z
2014-05-20T15:07:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26457
10.1590/S1516-73132004000200002
S1516-73132004000200002
S1516-73132004000200002.pdf
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200002
http://hdl.handle.net/11449/26457
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.
1516-7313
10.1590/S1516-73132004000200002
S1516-73132004000200002
S1516-73132004000200002.pdf
0804543782141182
0000-0002-6109-6830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 161-171
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046026281484288