Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Layoun,Barbara Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zanon,Angela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100218
Resumo: Resumo: A investigação sobre a formação do conceito de erosão foi objeto de uma pesquisa realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As etapas de ensino privilegiaram atividades de aprendizagem com a problematização dos processos erosivos de um bairro e da escola, sendo que a horta escolar foi utilizada para proporcionar a reflexão acerca da dinâmica do solo, buscando uma solução para os problemas estudados com os alunos. A investigação revelou o processo dinâmico da formação conceitual durante a sequência didática que se apresenta neste artigo, com elementos do pensamento dos alunos durante os diálogos e atividades que desenvolveram no processo. A relação dos alunos com o ambiente e a utilização do espaço da escola como aspecto ativo no processo educativo evidenciaram a influência do meio social para a formação de conceitos.
id UNESP-22_8217afc64cd96fa195f689b9511bb1e3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132020000100218
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de ConceitosConceito científicoManejo ecológicoEnsino de geografiaEnsino fundamentalSequência didáticaResumo: A investigação sobre a formação do conceito de erosão foi objeto de uma pesquisa realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As etapas de ensino privilegiaram atividades de aprendizagem com a problematização dos processos erosivos de um bairro e da escola, sendo que a horta escolar foi utilizada para proporcionar a reflexão acerca da dinâmica do solo, buscando uma solução para os problemas estudados com os alunos. A investigação revelou o processo dinâmico da formação conceitual durante a sequência didática que se apresenta neste artigo, com elementos do pensamento dos alunos durante os diálogos e atividades que desenvolveram no processo. A relação dos alunos com o ambiente e a utilização do espaço da escola como aspecto ativo no processo educativo evidenciaram a influência do meio social para a formação de conceitos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100218Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200023info:eu-repo/semantics/openAccessLayoun,Barbara RodriguesZanon,Angela Mariapor2020-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100218Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:12.931267Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
title Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
spellingShingle Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
Layoun,Barbara Rodrigues
Conceito científico
Manejo ecológico
Ensino de geografia
Ensino fundamental
Sequência didática
title_short Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
title_full Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
title_fullStr Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
title_full_unstemmed Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
title_sort Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
author Layoun,Barbara Rodrigues
author_facet Layoun,Barbara Rodrigues
Zanon,Angela Maria
author_role author
author2 Zanon,Angela Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Layoun,Barbara Rodrigues
Zanon,Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito científico
Manejo ecológico
Ensino de geografia
Ensino fundamental
Sequência didática
topic Conceito científico
Manejo ecológico
Ensino de geografia
Ensino fundamental
Sequência didática
description Resumo: A investigação sobre a formação do conceito de erosão foi objeto de uma pesquisa realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As etapas de ensino privilegiaram atividades de aprendizagem com a problematização dos processos erosivos de um bairro e da escola, sendo que a horta escolar foi utilizada para proporcionar a reflexão acerca da dinâmica do solo, buscando uma solução para os problemas estudados com os alunos. A investigação revelou o processo dinâmico da formação conceitual durante a sequência didática que se apresenta neste artigo, com elementos do pensamento dos alunos durante os diálogos e atividades que desenvolveram no processo. A relação dos alunos com o ambiente e a utilização do espaço da escola como aspecto ativo no processo educativo evidenciaram a influência do meio social para a formação de conceitos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100218
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320200023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958574452736