Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100218 |
Resumo: | Resumo: A investigação sobre a formação do conceito de erosão foi objeto de uma pesquisa realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As etapas de ensino privilegiaram atividades de aprendizagem com a problematização dos processos erosivos de um bairro e da escola, sendo que a horta escolar foi utilizada para proporcionar a reflexão acerca da dinâmica do solo, buscando uma solução para os problemas estudados com os alunos. A investigação revelou o processo dinâmico da formação conceitual durante a sequência didática que se apresenta neste artigo, com elementos do pensamento dos alunos durante os diálogos e atividades que desenvolveram no processo. A relação dos alunos com o ambiente e a utilização do espaço da escola como aspecto ativo no processo educativo evidenciaram a influência do meio social para a formação de conceitos. |
id |
UNESP-22_8217afc64cd96fa195f689b9511bb1e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132020000100218 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de ConceitosConceito científicoManejo ecológicoEnsino de geografiaEnsino fundamentalSequência didáticaResumo: A investigação sobre a formação do conceito de erosão foi objeto de uma pesquisa realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As etapas de ensino privilegiaram atividades de aprendizagem com a problematização dos processos erosivos de um bairro e da escola, sendo que a horta escolar foi utilizada para proporcionar a reflexão acerca da dinâmica do solo, buscando uma solução para os problemas estudados com os alunos. A investigação revelou o processo dinâmico da formação conceitual durante a sequência didática que se apresenta neste artigo, com elementos do pensamento dos alunos durante os diálogos e atividades que desenvolveram no processo. A relação dos alunos com o ambiente e a utilização do espaço da escola como aspecto ativo no processo educativo evidenciaram a influência do meio social para a formação de conceitos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100218Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200023info:eu-repo/semantics/openAccessLayoun,Barbara RodriguesZanon,Angela Mariapor2020-07-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100218Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:12.931267Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos |
title |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos |
spellingShingle |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos Layoun,Barbara Rodrigues Conceito científico Manejo ecológico Ensino de geografia Ensino fundamental Sequência didática |
title_short |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos |
title_full |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos |
title_fullStr |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos |
title_full_unstemmed |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos |
title_sort |
Ensino e Investigação do Conceito de Erosão no Ensino Fundamental em uma Abordagem Histórico-Cultural do Processo da Formação de Conceitos |
author |
Layoun,Barbara Rodrigues |
author_facet |
Layoun,Barbara Rodrigues Zanon,Angela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Zanon,Angela Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Layoun,Barbara Rodrigues Zanon,Angela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceito científico Manejo ecológico Ensino de geografia Ensino fundamental Sequência didática |
topic |
Conceito científico Manejo ecológico Ensino de geografia Ensino fundamental Sequência didática |
description |
Resumo: A investigação sobre a formação do conceito de erosão foi objeto de uma pesquisa realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Pública Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS). As etapas de ensino privilegiaram atividades de aprendizagem com a problematização dos processos erosivos de um bairro e da escola, sendo que a horta escolar foi utilizada para proporcionar a reflexão acerca da dinâmica do solo, buscando uma solução para os problemas estudados com os alunos. A investigação revelou o processo dinâmico da formação conceitual durante a sequência didática que se apresenta neste artigo, com elementos do pensamento dos alunos durante os diálogos e atividades que desenvolveram no processo. A relação dos alunos com o ambiente e a utilização do espaço da escola como aspecto ativo no processo educativo evidenciaram a influência do meio social para a formação de conceitos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100218 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320200023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958574452736 |