O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Carolina Gâmbaro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Proença, Marcelo Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1623
Resumo: O objetivo do artigo foi o de investigar o conhecimento sobre o conceito de quadriláteros. Os participantes foram quatro alunos de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública, os quais foram selecionados a partir das notas obtidas em um teste conceitual. Em seguida, realizamos uma entrevista individual e áudio-gravada, com foco na análise do conceito de quadriláteros como construto mental ao nível cognitivo formal. Os resultados mostraram que dois alunos identificaram que os quadriláteros possuem quatro lados. Dois alunos não conseguiram apresentar exemplos e um aluno não conseguiu apresentar tanto exemplos quanto não exemplos. Por fim, nenhum dos quatro alunos conseguiu apresentar o nome correto do conceito, que as figuras eram quadriláteros. Concluímos que os alunos de sétimos anos que foram entrevistados ainda apresentam lacunas sobre seus conhecimentos a respeito do conceito de quadriláteros como construto mental ao nível cognitivo formal.
id SBEM_MAT-1_9ba77a2405b9de598777cdf138f1ac45
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1623
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino FundamentalQuadriláteros. Conceito. Ensino Fundamental.O objetivo do artigo foi o de investigar o conhecimento sobre o conceito de quadriláteros. Os participantes foram quatro alunos de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública, os quais foram selecionados a partir das notas obtidas em um teste conceitual. Em seguida, realizamos uma entrevista individual e áudio-gravada, com foco na análise do conceito de quadriláteros como construto mental ao nível cognitivo formal. Os resultados mostraram que dois alunos identificaram que os quadriláteros possuem quatro lados. Dois alunos não conseguiram apresentar exemplos e um aluno não conseguiu apresentar tanto exemplos quanto não exemplos. Por fim, nenhum dos quatro alunos conseguiu apresentar o nome correto do conceito, que as figuras eram quadriláteros. Concluímos que os alunos de sétimos anos que foram entrevistados ainda apresentam lacunas sobre seus conhecimentos a respeito do conceito de quadriláteros como construto mental ao nível cognitivo formal.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1623Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 108-1242317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1623/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Maria Carolina GâmbaroProença, Marcelo Carlos de2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1623Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental
title O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental
spellingShingle O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental
Pereira, Maria Carolina Gâmbaro
Quadriláteros. Conceito. Ensino Fundamental.
title_short O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental
title_full O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental
title_fullStr O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental
title_sort O conceito de quadriláteros: análise do conhecimento de quatro alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental
author Pereira, Maria Carolina Gâmbaro
author_facet Pereira, Maria Carolina Gâmbaro
Proença, Marcelo Carlos de
author_role author
author2 Proença, Marcelo Carlos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria Carolina Gâmbaro
Proença, Marcelo Carlos de
dc.subject.por.fl_str_mv Quadriláteros. Conceito. Ensino Fundamental.
topic Quadriláteros. Conceito. Ensino Fundamental.
description O objetivo do artigo foi o de investigar o conhecimento sobre o conceito de quadriláteros. Os participantes foram quatro alunos de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública, os quais foram selecionados a partir das notas obtidas em um teste conceitual. Em seguida, realizamos uma entrevista individual e áudio-gravada, com foco na análise do conceito de quadriláteros como construto mental ao nível cognitivo formal. Os resultados mostraram que dois alunos identificaram que os quadriláteros possuem quatro lados. Dois alunos não conseguiram apresentar exemplos e um aluno não conseguiu apresentar tanto exemplos quanto não exemplos. Por fim, nenhum dos quatro alunos conseguiu apresentar o nome correto do conceito, que as figuras eram quadriláteros. Concluímos que os alunos de sétimos anos que foram entrevistados ainda apresentam lacunas sobre seus conhecimentos a respeito do conceito de quadriláteros como construto mental ao nível cognitivo formal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1623
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1623/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 108-124
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130259509248