A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobrinho Junior,João Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mesquita,Nyuara Araújo da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100211
Resumo: Resumo: O artigo se propõe a analisar a evolução da interação entre o leitor e livro didático, a partir dos reflexos advindos das relações entre o contexto histórico e o ensino de ciências e se pautou em dois eixos investigativos. Acerca do primeiro eixo investigativo, identificamos três perspectivas temporais de interação entre o leitor e o livro didático: imagens e texto, inclusão de estímulo da vivência científica do aluno por meio do método científico e, a partir do advento da internet, a instigação à atividade externa ao livro didático. Quanto ao segundo eixo, confirmamos que as relações advindas de cada conjuntura temporal foram inclusas nos textos dos livros e manuais analisados, em termos de perspectivas de interação entre o leitor e o material didático. Enfim, notamos que as interações entre leitor e livro didático encontram-se atreladas aos contextos histórico, social e político de cada época.
id UNESP-22_879a22f2548606ef6bdd606e141a122a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132022000100211
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no BrasilEnsino de ciênciasHistória da educaçãoLivro didáticoInteração leitor-textoResumo: O artigo se propõe a analisar a evolução da interação entre o leitor e livro didático, a partir dos reflexos advindos das relações entre o contexto histórico e o ensino de ciências e se pautou em dois eixos investigativos. Acerca do primeiro eixo investigativo, identificamos três perspectivas temporais de interação entre o leitor e o livro didático: imagens e texto, inclusão de estímulo da vivência científica do aluno por meio do método científico e, a partir do advento da internet, a instigação à atividade externa ao livro didático. Quanto ao segundo eixo, confirmamos que as relações advindas de cada conjuntura temporal foram inclusas nos textos dos livros e manuais analisados, em termos de perspectivas de interação entre o leitor e o material didático. Enfim, notamos que as interações entre leitor e livro didático encontram-se atreladas aos contextos histórico, social e político de cada época.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100211Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220012info:eu-repo/semantics/openAccessSobrinho Junior,João FerreiraMesquita,Nyuara Araújo da Silvapor2022-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100211Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:21.502293Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
title A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
spellingShingle A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
Sobrinho Junior,João Ferreira
Ensino de ciências
História da educação
Livro didático
Interação leitor-texto
title_short A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
title_full A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
title_fullStr A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
title_full_unstemmed A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
title_sort A evolução histórica da interação entre o leitor e o livro didático de Ciências no Brasil
author Sobrinho Junior,João Ferreira
author_facet Sobrinho Junior,João Ferreira
Mesquita,Nyuara Araújo da Silva
author_role author
author2 Mesquita,Nyuara Araújo da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobrinho Junior,João Ferreira
Mesquita,Nyuara Araújo da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
História da educação
Livro didático
Interação leitor-texto
topic Ensino de ciências
História da educação
Livro didático
Interação leitor-texto
description Resumo: O artigo se propõe a analisar a evolução da interação entre o leitor e livro didático, a partir dos reflexos advindos das relações entre o contexto histórico e o ensino de ciências e se pautou em dois eixos investigativos. Acerca do primeiro eixo investigativo, identificamos três perspectivas temporais de interação entre o leitor e o livro didático: imagens e texto, inclusão de estímulo da vivência científica do aluno por meio do método científico e, a partir do advento da internet, a instigação à atividade externa ao livro didático. Quanto ao segundo eixo, confirmamos que as relações advindas de cada conjuntura temporal foram inclusas nos textos dos livros e manuais analisados, em termos de perspectivas de interação entre o leitor e o material didático. Enfim, notamos que as interações entre leitor e livro didático encontram-se atreladas aos contextos histórico, social e político de cada época.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100211
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320220012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959249735680