Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto Filho,Alberto Bastos do
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lima,José Valdeni de, Tarouco,Liane Margarida Rockenbach
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723
Resumo: Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.
id UNESP-22_87adafb5bede8dcb1c3d5e5bf0e5716c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132017000300723
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativaObjeto de aprendizagemAprendizagem significativaMapa conceitualResumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170030012info:eu-repo/semantics/openAccessCanto Filho,Alberto Bastos doLima,José Valdeni deTarouco,Liane Margarida Rockenbachpor2017-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000300723Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.363207Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
spellingShingle Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
Canto Filho,Alberto Bastos do
Objeto de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
title_short Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title_full Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title_fullStr Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title_full_unstemmed Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
title_sort Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
author Canto Filho,Alberto Bastos do
author_facet Canto Filho,Alberto Bastos do
Lima,José Valdeni de
Tarouco,Liane Margarida Rockenbach
author_role author
author2 Lima,José Valdeni de
Tarouco,Liane Margarida Rockenbach
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto Filho,Alberto Bastos do
Lima,José Valdeni de
Tarouco,Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Objeto de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
topic Objeto de aprendizagem
Aprendizagem significativa
Mapa conceitual
description Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320170030012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957949501440