Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723 |
Resumo: | Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta. |
id |
UNESP-22_87adafb5bede8dcb1c3d5e5bf0e5716c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132017000300723 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativaObjeto de aprendizagemAprendizagem significativaMapa conceitualResumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320170030012info:eu-repo/semantics/openAccessCanto Filho,Alberto Bastos doLima,José Valdeni deTarouco,Liane Margarida Rockenbachpor2017-10-06T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132017000300723Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:03.363207Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa Canto Filho,Alberto Bastos do Objeto de aprendizagem Aprendizagem significativa Mapa conceitual |
title_short |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title_full |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
title_sort |
Mapas Conceituais de Projeto: uma ferramenta para projetar objetos de aprendizagem significativa |
author |
Canto Filho,Alberto Bastos do |
author_facet |
Canto Filho,Alberto Bastos do Lima,José Valdeni de Tarouco,Liane Margarida Rockenbach |
author_role |
author |
author2 |
Lima,José Valdeni de Tarouco,Liane Margarida Rockenbach |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto Filho,Alberto Bastos do Lima,José Valdeni de Tarouco,Liane Margarida Rockenbach |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objeto de aprendizagem Aprendizagem significativa Mapa conceitual |
topic |
Objeto de aprendizagem Aprendizagem significativa Mapa conceitual |
description |
Resumo: Este artigo apresenta uma metodologia de projeto de objetos de aprendizagem significativa chamada Projeto Baseado em Trajetórias de Aprendizagem (PBTA). Esta metodologia considera uma metáfora onde os conhecimentos prévios do estudante são pontos de partida, os objetivos educacionais são pontos de chegada e objetos de aprendizagem são estradas que conectam os pontos de partida aos pontos de chegada. Um tipo diferenciado de Mapa Conceitual chamado Mapa Conceitual de Projeto é utilizado como ferramenta de projeto para definir relações entre o conhecimento prévio do estudante e os objetivos educacionais. A base teórica inclui a Teoria da Aprendizagem Significativa e a Teoria da Carga Cognitiva. Estudos anteriormente realizados são citados como evidências da eficácia da metodologia proposta. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000300723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320170030012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.23 n.3 2017 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170957949501440 |