As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleira,Roberta Caetano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes,Solange Hassan Ahmad Ali
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100268
Resumo: Resumo: Por meio deste artigo busca-se compreender o sentido que quatro professoras da Educação Básica, que atuam com aprendizes pertencentes ao público-alvo da Educação Especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atribuem ao termo inclusão e analisar as práticas pedagógicas em suas aulas de Matemática. A metodologia adotada foi o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, gravadas em áudio. Neste estudo, a concepção de inclusão aparece de duas formas: como processo e como produto. A proposta consistiu em, a partir das transcrições das entrevistas e por meio da análise de discurso, analisar as crenças epistemológicas e as ações pedagógicas desencadeadas pelas professoras em suas salas de aula para a inclusão de alunos com TEA. Os resultados permitiram perceber que, mesmo em diferentes níveis, todas têm expectativas a respeito da aprendizagem dos seus alunos e acreditam no potencial deles, indiferentemente da especificidade de cada um.
id UNESP-22_9a2dfa1960dbc5319ed3e96754374da3
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100268
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de MatemáticaEnsino de matemáticaEducação básicaEstudante especialEducação inclusivaAluno autistaResumo: Por meio deste artigo busca-se compreender o sentido que quatro professoras da Educação Básica, que atuam com aprendizes pertencentes ao público-alvo da Educação Especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atribuem ao termo inclusão e analisar as práticas pedagógicas em suas aulas de Matemática. A metodologia adotada foi o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, gravadas em áudio. Neste estudo, a concepção de inclusão aparece de duas formas: como processo e como produto. A proposta consistiu em, a partir das transcrições das entrevistas e por meio da análise de discurso, analisar as crenças epistemológicas e as ações pedagógicas desencadeadas pelas professoras em suas salas de aula para a inclusão de alunos com TEA. Os resultados permitiram perceber que, mesmo em diferentes níveis, todas têm expectativas a respeito da aprendizagem dos seus alunos e acreditam no potencial deles, indiferentemente da especificidade de cada um.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100268Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210070info:eu-repo/semantics/openAccessFleira,Roberta CaetanoFernandes,Solange Hassan Ahmad Alipor2021-11-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100268Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:20.421591Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática
title As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática
spellingShingle As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática
Fleira,Roberta Caetano
Ensino de matemática
Educação básica
Estudante especial
Educação inclusiva
Aluno autista
title_short As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática
title_full As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática
title_fullStr As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática
title_full_unstemmed As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática
title_sort As vozes daqueles envolvidos na inclusão de aprendizes autistas nas aulas de Matemática
author Fleira,Roberta Caetano
author_facet Fleira,Roberta Caetano
Fernandes,Solange Hassan Ahmad Ali
author_role author
author2 Fernandes,Solange Hassan Ahmad Ali
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleira,Roberta Caetano
Fernandes,Solange Hassan Ahmad Ali
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Educação básica
Estudante especial
Educação inclusiva
Aluno autista
topic Ensino de matemática
Educação básica
Estudante especial
Educação inclusiva
Aluno autista
description Resumo: Por meio deste artigo busca-se compreender o sentido que quatro professoras da Educação Básica, que atuam com aprendizes pertencentes ao público-alvo da Educação Especial com Transtorno do Espectro Autista (TEA), atribuem ao termo inclusão e analisar as práticas pedagógicas em suas aulas de Matemática. A metodologia adotada foi o estudo de caso e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, gravadas em áudio. Neste estudo, a concepção de inclusão aparece de duas formas: como processo e como produto. A proposta consistiu em, a partir das transcrições das entrevistas e por meio da análise de discurso, analisar as crenças epistemológicas e as ações pedagógicas desencadeadas pelas professoras em suas salas de aula para a inclusão de alunos com TEA. Os resultados permitiram perceber que, mesmo em diferentes níveis, todas têm expectativas a respeito da aprendizagem dos seus alunos e acreditam no potencial deles, indiferentemente da especificidade de cada um.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100268
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100268
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210070
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959223521280