BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Lóry da Silveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Elisabete da Silveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Didática Sistêmica
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653
Resumo: O texto a seguir foi construído a partir de estudos para qualificar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A referida escrita busca realizar uma breve análise sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação, assim como provocar novas inquietações e diálogos sobre esta questão, já que, no Brasil, ainda se têm poucas análises registradas em relação a este tema. Transtorno do Espectro Autista prejudica o processo evolutivo da criança, pois limita três áreas essenciais ao seu desenvolvimento global, sendo estas: a interação social, a comunicação e o comportamento (que aparece como repetitivo e estereotipado). Neste artigo tenta-se demonstrar que existem possibilidades para as pessoas que sofrem com o espectro, pois hoje se tem ciência de que podem se destacar nas diferentes áreas, desde que estas sejam do seu interesse.
id FURG-12_8245c09d82c78047f81a71f8ec584cc0
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5653
network_acronym_str FURG-12
network_name_str Revista Didática Sistêmica
repository_id_str
spelling BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLARTranstorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva.O texto a seguir foi construído a partir de estudos para qualificar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A referida escrita busca realizar uma breve análise sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação, assim como provocar novas inquietações e diálogos sobre esta questão, já que, no Brasil, ainda se têm poucas análises registradas em relação a este tema. Transtorno do Espectro Autista prejudica o processo evolutivo da criança, pois limita três áreas essenciais ao seu desenvolvimento global, sendo estas: a interação social, a comunicação e o comportamento (que aparece como repetitivo e estereotipado). Neste artigo tenta-se demonstrar que existem possibilidades para as pessoas que sofrem com o espectro, pois hoje se tem ciência de que podem se destacar nas diferentes áreas, desde que estas sejam do seu interesse.Lepidus2017-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/565310.14295/rds.v18i1.5653Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 43-551809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653/4559Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Lóry da SilveiraRibeiro, Elisabete da Silveira2018-11-08T18:36:23Zoai:periodicos.furg.br:article/5653Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2018-11-08T18:36:23Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
Ribeiro, Lóry da Silveira
Transtorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva.
title_short BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_sort BREVE ANÁLISE DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR
author Ribeiro, Lóry da Silveira
author_facet Ribeiro, Lóry da Silveira
Ribeiro, Elisabete da Silveira
author_role author
author2 Ribeiro, Elisabete da Silveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Lóry da Silveira
Ribeiro, Elisabete da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva.
topic Transtorno Espectro Autista. Educação Especial Inclusiva.
description O texto a seguir foi construído a partir de estudos para qualificar a prática pedagógica na Sala de Recursos Multifuncional da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. A referida escrita busca realizar uma breve análise sobre o Transtorno do Espectro Autista no contexto da educação, assim como provocar novas inquietações e diálogos sobre esta questão, já que, no Brasil, ainda se têm poucas análises registradas em relação a este tema. Transtorno do Espectro Autista prejudica o processo evolutivo da criança, pois limita três áreas essenciais ao seu desenvolvimento global, sendo estas: a interação social, a comunicação e o comportamento (que aparece como repetitivo e estereotipado). Neste artigo tenta-se demonstrar que existem possibilidades para as pessoas que sofrem com o espectro, pois hoje se tem ciência de que podem se destacar nas diferentes áreas, desde que estas sejam do seu interesse.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653
10.14295/rds.v18i1.5653
url https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653
identifier_str_mv 10.14295/rds.v18i1.5653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5653/4559
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Didática Sistêmica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica; v. 18 n. 1 (2016); 43-55
1809-3108
reponame:Revista Didática Sistêmica
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Revista Didática Sistêmica
collection Revista Didática Sistêmica
repository.name.fl_str_mv Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv revdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com
_version_ 1797041940950155264