"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200004 |
Resumo: | O Projeto "Aprendiz" é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Biologia da UFC, cuja ação de destaque é o incentivo à reativação de laboratórios de aulas práticas de ciências em escolas públicas de Fortaleza. O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas e dificuldades dos docentes para a implantação de atividades experimentais, durante a aplicação do "Projeto Aprendiz", bem como a superação destes obstáculos. Buscamos desvelar o potencial que a interação universidade/escola pública, professores e licenciandos possui para a formação de docentes de Ciências e Biologia. Apesar das diversas dificuldades, o trabalho conjunto de professores em exercício e futuros docentes trouxe contribuição para a formação de ambos. Com a pesquisa, professores, licenciandos e pesquisadores tiveram a possibilidade de expressar suas concepções e refletir sobre a realização de atividades práticas nas escolas públicas. |
id |
UNESP-22_9a6ad11305ecdcee68c8d9bcfaf29c06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132011000200004 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médioAtividades experimentaisFormação de professoresEnsino de CiênciasO Projeto "Aprendiz" é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Biologia da UFC, cuja ação de destaque é o incentivo à reativação de laboratórios de aulas práticas de ciências em escolas públicas de Fortaleza. O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas e dificuldades dos docentes para a implantação de atividades experimentais, durante a aplicação do "Projeto Aprendiz", bem como a superação destes obstáculos. Buscamos desvelar o potencial que a interação universidade/escola pública, professores e licenciandos possui para a formação de docentes de Ciências e Biologia. Apesar das diversas dificuldades, o trabalho conjunto de professores em exercício e futuros docentes trouxe contribuição para a formação de ambos. Com a pesquisa, professores, licenciandos e pesquisadores tiveram a possibilidade de expressar suas concepções e refletir sobre a realização de atividades práticas nas escolas públicas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200004Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000200004info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa,Raphael AlvesLeite,Raquel Crosara MaiaFreitas,Ana Lúcia Pontepor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000200004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:40.372413Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio |
title |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio |
spellingShingle |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio Feitosa,Raphael Alves Atividades experimentais Formação de professores Ensino de Ciências |
title_short |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio |
title_full |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio |
title_fullStr |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio |
title_full_unstemmed |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio |
title_sort |
"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio |
author |
Feitosa,Raphael Alves |
author_facet |
Feitosa,Raphael Alves Leite,Raquel Crosara Maia Freitas,Ana Lúcia Ponte |
author_role |
author |
author2 |
Leite,Raquel Crosara Maia Freitas,Ana Lúcia Ponte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa,Raphael Alves Leite,Raquel Crosara Maia Freitas,Ana Lúcia Ponte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades experimentais Formação de professores Ensino de Ciências |
topic |
Atividades experimentais Formação de professores Ensino de Ciências |
description |
O Projeto "Aprendiz" é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Biologia da UFC, cuja ação de destaque é o incentivo à reativação de laboratórios de aulas práticas de ciências em escolas públicas de Fortaleza. O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas e dificuldades dos docentes para a implantação de atividades experimentais, durante a aplicação do "Projeto Aprendiz", bem como a superação destes obstáculos. Buscamos desvelar o potencial que a interação universidade/escola pública, professores e licenciandos possui para a formação de docentes de Ciências e Biologia. Apesar das diversas dificuldades, o trabalho conjunto de professores em exercício e futuros docentes trouxe contribuição para a formação de ambos. Com a pesquisa, professores, licenciandos e pesquisadores tiveram a possibilidade de expressar suas concepções e refletir sobre a realização de atividades práticas nas escolas públicas. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000200004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956183699456 |