"Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa,Raphael Alves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Leite,Raquel Crosara Maia, Freitas,Ana Lúcia Ponte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200004
Resumo: O Projeto "Aprendiz" é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Biologia da UFC, cuja ação de destaque é o incentivo à reativação de laboratórios de aulas práticas de ciências em escolas públicas de Fortaleza. O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas e dificuldades dos docentes para a implantação de atividades experimentais, durante a aplicação do "Projeto Aprendiz", bem como a superação destes obstáculos. Buscamos desvelar o potencial que a interação universidade/escola pública, professores e licenciandos possui para a formação de docentes de Ciências e Biologia. Apesar das diversas dificuldades, o trabalho conjunto de professores em exercício e futuros docentes trouxe contribuição para a formação de ambos. Com a pesquisa, professores, licenciandos e pesquisadores tiveram a possibilidade de expressar suas concepções e refletir sobre a realização de atividades práticas nas escolas públicas.
id UNESP-22_9a6ad11305ecdcee68c8d9bcfaf29c06
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132011000200004
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médioAtividades experimentaisFormação de professoresEnsino de CiênciasO Projeto "Aprendiz" é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Biologia da UFC, cuja ação de destaque é o incentivo à reativação de laboratórios de aulas práticas de ciências em escolas públicas de Fortaleza. O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas e dificuldades dos docentes para a implantação de atividades experimentais, durante a aplicação do "Projeto Aprendiz", bem como a superação destes obstáculos. Buscamos desvelar o potencial que a interação universidade/escola pública, professores e licenciandos possui para a formação de docentes de Ciências e Biologia. Apesar das diversas dificuldades, o trabalho conjunto de professores em exercício e futuros docentes trouxe contribuição para a formação de ambos. Com a pesquisa, professores, licenciandos e pesquisadores tiveram a possibilidade de expressar suas concepções e refletir sobre a realização de atividades práticas nas escolas públicas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200004Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000200004info:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa,Raphael AlvesLeite,Raquel Crosara MaiaFreitas,Ana Lúcia Pontepor2011-07-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000200004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:40.372413Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
title "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
spellingShingle "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
Feitosa,Raphael Alves
Atividades experimentais
Formação de professores
Ensino de Ciências
title_short "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
title_full "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
title_fullStr "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
title_full_unstemmed "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
title_sort "Projeto Aprendiz": interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio
author Feitosa,Raphael Alves
author_facet Feitosa,Raphael Alves
Leite,Raquel Crosara Maia
Freitas,Ana Lúcia Ponte
author_role author
author2 Leite,Raquel Crosara Maia
Freitas,Ana Lúcia Ponte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa,Raphael Alves
Leite,Raquel Crosara Maia
Freitas,Ana Lúcia Ponte
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades experimentais
Formação de professores
Ensino de Ciências
topic Atividades experimentais
Formação de professores
Ensino de Ciências
description O Projeto "Aprendiz" é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial da Biologia da UFC, cuja ação de destaque é o incentivo à reativação de laboratórios de aulas práticas de ciências em escolas públicas de Fortaleza. O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas e dificuldades dos docentes para a implantação de atividades experimentais, durante a aplicação do "Projeto Aprendiz", bem como a superação destes obstáculos. Buscamos desvelar o potencial que a interação universidade/escola pública, professores e licenciandos possui para a formação de docentes de Ciências e Biologia. Apesar das diversas dificuldades, o trabalho conjunto de professores em exercício e futuros docentes trouxe contribuição para a formação de ambos. Com a pesquisa, professores, licenciandos e pesquisadores tiveram a possibilidade de expressar suas concepções e refletir sobre a realização de atividades práticas nas escolas públicas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000200004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132011000200004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.2 2011
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956183699456