As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros,Ana Luiza de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva,Dayse Carvalho da, Andrade,Frank Pereira de, Silva,Gilson de Freitas, Aleme,Helga Gabriela, Oliveira,Sheila Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200002
Resumo: Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.
id UNESP-22_9ac9bb7cf941aaf3f2108539cabf44c0
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000200002
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e BiologiaEnsino de QuímicaEnsino de BiologiaRelações em sala de aulaNarrativasConcepçõesDesenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200002Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000200002info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros,Ana Luiza deSilva,Dayse Carvalho daAndrade,Frank Pereira deSilva,Gilson de FreitasAleme,Helga GabrielaOliveira,Sheila Rodriguespor2010-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000200002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:37.465367Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
title As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
spellingShingle As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
Quadros,Ana Luiza de
Ensino de Química
Ensino de Biologia
Relações em sala de aula
Narrativas
Concepções
title_short As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
title_full As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
title_fullStr As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
title_full_unstemmed As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
title_sort As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
author Quadros,Ana Luiza de
author_facet Quadros,Ana Luiza de
Silva,Dayse Carvalho da
Andrade,Frank Pereira de
Silva,Gilson de Freitas
Aleme,Helga Gabriela
Oliveira,Sheila Rodrigues
author_role author
author2 Silva,Dayse Carvalho da
Andrade,Frank Pereira de
Silva,Gilson de Freitas
Aleme,Helga Gabriela
Oliveira,Sheila Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros,Ana Luiza de
Silva,Dayse Carvalho da
Andrade,Frank Pereira de
Silva,Gilson de Freitas
Aleme,Helga Gabriela
Oliveira,Sheila Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Ensino de Biologia
Relações em sala de aula
Narrativas
Concepções
topic Ensino de Química
Ensino de Biologia
Relações em sala de aula
Narrativas
Concepções
description Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000200002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956116590592