As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200002 |
Resumo: | Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante. |
id |
UNESP-22_9ac9bb7cf941aaf3f2108539cabf44c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132010000200002 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e BiologiaEnsino de QuímicaEnsino de BiologiaRelações em sala de aulaNarrativasConcepçõesDesenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200002Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000200002info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros,Ana Luiza deSilva,Dayse Carvalho daAndrade,Frank Pereira deSilva,Gilson de FreitasAleme,Helga GabrielaOliveira,Sheila Rodriguespor2010-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000200002Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:37.465367Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia |
title |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia |
spellingShingle |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia Quadros,Ana Luiza de Ensino de Química Ensino de Biologia Relações em sala de aula Narrativas Concepções |
title_short |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia |
title_full |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia |
title_fullStr |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia |
title_full_unstemmed |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia |
title_sort |
As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia |
author |
Quadros,Ana Luiza de |
author_facet |
Quadros,Ana Luiza de Silva,Dayse Carvalho da Andrade,Frank Pereira de Silva,Gilson de Freitas Aleme,Helga Gabriela Oliveira,Sheila Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Dayse Carvalho da Andrade,Frank Pereira de Silva,Gilson de Freitas Aleme,Helga Gabriela Oliveira,Sheila Rodrigues |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros,Ana Luiza de Silva,Dayse Carvalho da Andrade,Frank Pereira de Silva,Gilson de Freitas Aleme,Helga Gabriela Oliveira,Sheila Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Ensino de Biologia Relações em sala de aula Narrativas Concepções |
topic |
Ensino de Química Ensino de Biologia Relações em sala de aula Narrativas Concepções |
description |
Desenvolvemos o presente trabalho com o objetivo de identificar concepções sobre as relações em sala de aula apresentadas por alunos recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia. Baseados em Bruner, usamos a narrativa como instrumento investigativo dessas concepções, solicitando aos alunos que se imaginassem professores e relatassem como seria um dia de suas vidas. Pela análise dos relatos, percebemos que o professor é aquele que estuda e se prepara para as aulas, transmite conhecimentos, motiva, contextualiza, tem uma boa relação com os alunos e é admirado por eles. Além disso, esse professor é considerado um profissional em tempo integral, trabalhando, sobretudo, no Ensino Médio, com alunos interessados e atenciosos. Entender como essas concepções se formaram e problematizá-las na formação inicial é importante. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200002 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132010000200002 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.2 2010 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956116590592 |