Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100206 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo é recorte da escrita de um estudo que tem por objetivo examinar como o conceito de poder ubuesco, mencionado por Michel Foucault na obra Os Anormais pode servir para lançar outros olhares sobre a Educação Ambiental. O poder ubuesco integra o discurso que tem a uma só vez três propriedades: poder de vida e de morte, poder de verdade e poder de fazer rir. Nessa escrita tencionamos apresentar de que modo o referido conceito pode produzir efeitos na rede discursiva da Educação Ambiental, tendo como base o método da Cartografia. Para tanto, descrevemos alguns elementos que permitem considerar a existência de uma rede discursiva para esse tipo de educação. Além disso, comentamos sobre as três propriedades que compõem o referido discurso que possibilitam pensar o poder ubuesco como um elemento que perpassa a rede discursiva da Educação Ambiental. |
id |
UNESP-22_9c7097d10673d3de6193871941f5219c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132021000100206 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder UbuescoEducação ambientalPoder ubuescoMichel FoucaultResumo: O presente artigo é recorte da escrita de um estudo que tem por objetivo examinar como o conceito de poder ubuesco, mencionado por Michel Foucault na obra Os Anormais pode servir para lançar outros olhares sobre a Educação Ambiental. O poder ubuesco integra o discurso que tem a uma só vez três propriedades: poder de vida e de morte, poder de verdade e poder de fazer rir. Nessa escrita tencionamos apresentar de que modo o referido conceito pode produzir efeitos na rede discursiva da Educação Ambiental, tendo como base o método da Cartografia. Para tanto, descrevemos alguns elementos que permitem considerar a existência de uma rede discursiva para esse tipo de educação. Além disso, comentamos sobre as três propriedades que compõem o referido discurso que possibilitam pensar o poder ubuesco como um elemento que perpassa a rede discursiva da Educação Ambiental.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100206Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210007info:eu-repo/semantics/openAccessDalmoro,Isabel CristinaSantos,Suelen Assunçãopor2021-03-30T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100206Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:16.663236Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco |
title |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco |
spellingShingle |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco Dalmoro,Isabel Cristina Educação ambiental Poder ubuesco Michel Foucault |
title_short |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco |
title_full |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco |
title_fullStr |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco |
title_full_unstemmed |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco |
title_sort |
Uma Rede Discursiva da Educação Ambiental e as Provocações Foucaultianas sobre o Poder Ubuesco |
author |
Dalmoro,Isabel Cristina |
author_facet |
Dalmoro,Isabel Cristina Santos,Suelen Assunção |
author_role |
author |
author2 |
Santos,Suelen Assunção |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmoro,Isabel Cristina Santos,Suelen Assunção |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Poder ubuesco Michel Foucault |
topic |
Educação ambiental Poder ubuesco Michel Foucault |
description |
Resumo: O presente artigo é recorte da escrita de um estudo que tem por objetivo examinar como o conceito de poder ubuesco, mencionado por Michel Foucault na obra Os Anormais pode servir para lançar outros olhares sobre a Educação Ambiental. O poder ubuesco integra o discurso que tem a uma só vez três propriedades: poder de vida e de morte, poder de verdade e poder de fazer rir. Nessa escrita tencionamos apresentar de que modo o referido conceito pode produzir efeitos na rede discursiva da Educação Ambiental, tendo como base o método da Cartografia. Para tanto, descrevemos alguns elementos que permitem considerar a existência de uma rede discursiva para esse tipo de educação. Além disso, comentamos sobre as três propriedades que compõem o referido discurso que possibilitam pensar o poder ubuesco como um elemento que perpassa a rede discursiva da Educação Ambiental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100206 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320210007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170958962425856 |