Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmoro, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/193669
Resumo: A presente Dissertação resulta de uma pesquisa que teve como questão motivadora saber se e como a perspectiva filosófica foucaultiana pode atuar com a Educação Ambiental. Nesse sentido, o objetivo do estudo consistiu em examinar como o conceito de poder ubuesco pode servir para lançar outros olhares sobre a mencionada educação. A base teórica que deu sustentação para o exame do conceito de poder ubuesco vincula-se aos estudos de Foucault, especificamente em torno das aulas que compõem a obra Os Anormais (1974-1975). Segundo Foucault, o poder ubuesco integra um discurso que contém a uma só vez três propriedades: o poder de vida e de morte, o poder de verdade e o poder de fazer rir. Além disso, pelo poder ubuesco ocorre a maximização dos efeitos do poder a partir da desqualificação de quem os produz. O estudo foi baseado no método da Cartografia, método pelo qual se buscou investigar a produção dessa ferramenta analítica foucaultiana. Desse modo, foi percorrendo trilhas, mapeando sentidos e desdobramentos no processo de sua construção que se buscou a articulação do poder ubuesco com temas relacionados com a crise ambiental vigente e que encontram lugar junto à temática da Educação Ambiental. Para tanto, o material empírico utilizado compreendeu teorizações que impulsionaram e de algum modo abordaram o conceito, bem como discursos acerca de questões referentes ao ambiente e que constituem uma rede discursiva da Educação Ambiental. Rede tecida com a dupla função de servir como suporte e como alvo para o estudo do conceito de poder ubuesco. O exercício analítico efetuado mostrou que: 1) o discurso que abarca o poder ubuesco faz parte da rede discursiva da Educação Ambiental, 2) os efeitos do discurso que envolve o poder ubuesco podem se dar tanto em humanos como ter ressonâncias também sobre os não-humanos, 3) o discurso que abarca esse conceito diagonaliza as demais categorias de poder (disciplinar, pastoral e soberano), maximizando seus efeitos de poder. Para mais, pode-se afirmar que o poder ubuesco possui potencialidades de estudo por conta do discurso do qual faz parte.
id URGS_010a84acbc7e26c4f13db233d3998097
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193669
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dalmoro, Isabel CristinaSantos, Suelen Assunção2019-04-30T02:35:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/193669001091615A presente Dissertação resulta de uma pesquisa que teve como questão motivadora saber se e como a perspectiva filosófica foucaultiana pode atuar com a Educação Ambiental. Nesse sentido, o objetivo do estudo consistiu em examinar como o conceito de poder ubuesco pode servir para lançar outros olhares sobre a mencionada educação. A base teórica que deu sustentação para o exame do conceito de poder ubuesco vincula-se aos estudos de Foucault, especificamente em torno das aulas que compõem a obra Os Anormais (1974-1975). Segundo Foucault, o poder ubuesco integra um discurso que contém a uma só vez três propriedades: o poder de vida e de morte, o poder de verdade e o poder de fazer rir. Além disso, pelo poder ubuesco ocorre a maximização dos efeitos do poder a partir da desqualificação de quem os produz. O estudo foi baseado no método da Cartografia, método pelo qual se buscou investigar a produção dessa ferramenta analítica foucaultiana. Desse modo, foi percorrendo trilhas, mapeando sentidos e desdobramentos no processo de sua construção que se buscou a articulação do poder ubuesco com temas relacionados com a crise ambiental vigente e que encontram lugar junto à temática da Educação Ambiental. Para tanto, o material empírico utilizado compreendeu teorizações que impulsionaram e de algum modo abordaram o conceito, bem como discursos acerca de questões referentes ao ambiente e que constituem uma rede discursiva da Educação Ambiental. Rede tecida com a dupla função de servir como suporte e como alvo para o estudo do conceito de poder ubuesco. O exercício analítico efetuado mostrou que: 1) o discurso que abarca o poder ubuesco faz parte da rede discursiva da Educação Ambiental, 2) os efeitos do discurso que envolve o poder ubuesco podem se dar tanto em humanos como ter ressonâncias também sobre os não-humanos, 3) o discurso que abarca esse conceito diagonaliza as demais categorias de poder (disciplinar, pastoral e soberano), maximizando seus efeitos de poder. Para mais, pode-se afirmar que o poder ubuesco possui potencialidades de estudo por conta do discurso do qual faz parte.This Masters dissertation is the result of a research that had as motivating question to know if and how the foucaultian philosophical perspective can act with Environmental Education. In this sense, the objective of the study was to examinate how the concept of ubuesque power can serve to cast another glance to the referred education. The theoretical basis that sustained the examination of the concept of ubuesque power is related to the studies of Foucault, specifically the classes that make up the work Abnormal (1974-1975). According to Foucault, the ubuesque power integrates a speech that contains, at once, three properties: the power of life and death, the power of truth and the power to make one laugh. Beyond that, by the ubuesque power occurs the maximization of the effects of power from the disqualification of who makes it. The study was based on the Cartography method, by which it was sought to investigate the production of this foucaultian analytical tool. This way, following trails, mapping senses and unfoldings in the process of its construction that was sought the articulation of the ubuesque power with themes related to the present environmental crisis and that find place with the theme of Environmental Education. For this, the used empirical material comprehended theorizations that boosted and somehow approached the concept, as well as speeches about environmental issues and constitute one discursive network of Environmental Education. Woven network with the double function of support and target to the study of the concept of ubuesque power. The analytical exercise showed that: 1) the speech that covers the ubuesque power integrates the discursive network of Environmental Education, 2) the effects of the speech around the ubuesque power can affect both the human and to have resonances in the non-human, 3) the speech that convers this concept diagonalizes the other power categories (disciplinary, pastoral and sovereign), maximizing its effects of power. Therefore, it can be stated that the ubuesque power has potentialities of study because of the speech in which is integrated.application/pdfporEducação ambientalFilosofiaEnvironmental EducationMichel FoucaultUbuesque PowerPhilosophyEducação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultianainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001091615.pdf.txt001091615.pdf.txtExtracted Texttext/plain404658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193669/2/001091615.pdf.txt74daab5d5f491319475214e772672d8cMD52ORIGINAL001091615.pdfTexto completoapplication/pdf2600751http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193669/1/001091615.pdf244b5b4c2cbe8db4194d70970b46b994MD5110183/1936692022-08-10 04:47:59.888916oai:www.lume.ufrgs.br:10183/193669Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-08-10T07:47:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
title Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
spellingShingle Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
Dalmoro, Isabel Cristina
Educação ambiental
Filosofia
Environmental Education
Michel Foucault
Ubuesque Power
Philosophy
title_short Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
title_full Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
title_fullStr Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
title_full_unstemmed Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
title_sort Educação ambiental e o desdobramento do poder ubuesco : uma análise foucaultiana
author Dalmoro, Isabel Cristina
author_facet Dalmoro, Isabel Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmoro, Isabel Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Suelen Assunção
contributor_str_mv Santos, Suelen Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Filosofia
topic Educação ambiental
Filosofia
Environmental Education
Michel Foucault
Ubuesque Power
Philosophy
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental Education
Michel Foucault
Ubuesque Power
Philosophy
description A presente Dissertação resulta de uma pesquisa que teve como questão motivadora saber se e como a perspectiva filosófica foucaultiana pode atuar com a Educação Ambiental. Nesse sentido, o objetivo do estudo consistiu em examinar como o conceito de poder ubuesco pode servir para lançar outros olhares sobre a mencionada educação. A base teórica que deu sustentação para o exame do conceito de poder ubuesco vincula-se aos estudos de Foucault, especificamente em torno das aulas que compõem a obra Os Anormais (1974-1975). Segundo Foucault, o poder ubuesco integra um discurso que contém a uma só vez três propriedades: o poder de vida e de morte, o poder de verdade e o poder de fazer rir. Além disso, pelo poder ubuesco ocorre a maximização dos efeitos do poder a partir da desqualificação de quem os produz. O estudo foi baseado no método da Cartografia, método pelo qual se buscou investigar a produção dessa ferramenta analítica foucaultiana. Desse modo, foi percorrendo trilhas, mapeando sentidos e desdobramentos no processo de sua construção que se buscou a articulação do poder ubuesco com temas relacionados com a crise ambiental vigente e que encontram lugar junto à temática da Educação Ambiental. Para tanto, o material empírico utilizado compreendeu teorizações que impulsionaram e de algum modo abordaram o conceito, bem como discursos acerca de questões referentes ao ambiente e que constituem uma rede discursiva da Educação Ambiental. Rede tecida com a dupla função de servir como suporte e como alvo para o estudo do conceito de poder ubuesco. O exercício analítico efetuado mostrou que: 1) o discurso que abarca o poder ubuesco faz parte da rede discursiva da Educação Ambiental, 2) os efeitos do discurso que envolve o poder ubuesco podem se dar tanto em humanos como ter ressonâncias também sobre os não-humanos, 3) o discurso que abarca esse conceito diagonaliza as demais categorias de poder (disciplinar, pastoral e soberano), maximizando seus efeitos de poder. Para mais, pode-se afirmar que o poder ubuesco possui potencialidades de estudo por conta do discurso do qual faz parte.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-30T02:35:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/193669
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001091615
url http://hdl.handle.net/10183/193669
identifier_str_mv 001091615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193669/2/001091615.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/193669/1/001091615.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 74daab5d5f491319475214e772672d8c
244b5b4c2cbe8db4194d70970b46b994
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309143375970304