As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100004 |
Resumo: | Considerando as ideias dos alunos componente importante na formação de futuros professo-res, apresenta-se uma revisão de pesquisas que implementaram estratégias curriculares inovadoras para promoção da evolução do conhecimento profissional. A análise centrou-se na consideração da existência e do uso didático das ideias dos alunos em 18 artigos publicados, entre 1995 e 2005, nas principais revistas internacionais (em língua inglesa) da área. São apresentadas as características destas pesquisas em termos da metodologia, contexto e perspectiva teórico-prática das abordagens curriculares formativas implementadas. O desenvolvimento profissional alcançado pelos futuros docentes envolvidos foi comparado para identificação de obstáculos e avanços nesse processo. Questões de ordem epistemológica e de coerência entre a intervenção formativa e o modelo didático tomado como referência, pelos pesquisadores/formadores, para avaliar o desenvolvimento profissional inicial destes docentes são elencadas na tentativa de se entender por que, de modo geral, a mudança alcançada é pequena. |
id |
UNESP-22_9fd1a759443b718bbb7331bdcca7e06e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000100004 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciênciasFormação de professoresPesquisaConhecimentoEnsino de ciênciasIdeiasConsiderando as ideias dos alunos componente importante na formação de futuros professo-res, apresenta-se uma revisão de pesquisas que implementaram estratégias curriculares inovadoras para promoção da evolução do conhecimento profissional. A análise centrou-se na consideração da existência e do uso didático das ideias dos alunos em 18 artigos publicados, entre 1995 e 2005, nas principais revistas internacionais (em língua inglesa) da área. São apresentadas as características destas pesquisas em termos da metodologia, contexto e perspectiva teórico-prática das abordagens curriculares formativas implementadas. O desenvolvimento profissional alcançado pelos futuros docentes envolvidos foi comparado para identificação de obstáculos e avanços nesse processo. Questões de ordem epistemológica e de coerência entre a intervenção formativa e o modelo didático tomado como referência, pelos pesquisadores/formadores, para avaliar o desenvolvimento profissional inicial destes docentes são elencadas na tentativa de se entender por que, de modo geral, a mudança alcançada é pequena.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100004Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100004info:eu-repo/semantics/openAccessHarres,João Batista SiqueiraPizzato,Michelle CamaraSebastiany,Ana PaulaCenci,DanielleEidelwein,GianeDiehl,Ivan FranciscoMörs,Marletepor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.130085Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências |
title |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências |
spellingShingle |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências Harres,João Batista Siqueira Formação de professores Pesquisa Conhecimento Ensino de ciências Ideias |
title_short |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências |
title_full |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências |
title_fullStr |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências |
title_full_unstemmed |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências |
title_sort |
As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências |
author |
Harres,João Batista Siqueira |
author_facet |
Harres,João Batista Siqueira Pizzato,Michelle Camara Sebastiany,Ana Paula Cenci,Danielle Eidelwein,Giane Diehl,Ivan Francisco Mörs,Marlete |
author_role |
author |
author2 |
Pizzato,Michelle Camara Sebastiany,Ana Paula Cenci,Danielle Eidelwein,Giane Diehl,Ivan Francisco Mörs,Marlete |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Harres,João Batista Siqueira Pizzato,Michelle Camara Sebastiany,Ana Paula Cenci,Danielle Eidelwein,Giane Diehl,Ivan Francisco Mörs,Marlete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Pesquisa Conhecimento Ensino de ciências Ideias |
topic |
Formação de professores Pesquisa Conhecimento Ensino de ciências Ideias |
description |
Considerando as ideias dos alunos componente importante na formação de futuros professo-res, apresenta-se uma revisão de pesquisas que implementaram estratégias curriculares inovadoras para promoção da evolução do conhecimento profissional. A análise centrou-se na consideração da existência e do uso didático das ideias dos alunos em 18 artigos publicados, entre 1995 e 2005, nas principais revistas internacionais (em língua inglesa) da área. São apresentadas as características destas pesquisas em termos da metodologia, contexto e perspectiva teórico-prática das abordagens curriculares formativas implementadas. O desenvolvimento profissional alcançado pelos futuros docentes envolvidos foi comparado para identificação de obstáculos e avanços nesse processo. Questões de ordem epistemológica e de coerência entre a intervenção formativa e o modelo didático tomado como referência, pelos pesquisadores/formadores, para avaliar o desenvolvimento profissional inicial destes docentes são elencadas na tentativa de se entender por que, de modo geral, a mudança alcançada é pequena. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100004 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956561186816 |