As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Harres,João Batista Siqueira
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pizzato,Michelle Camara, Sebastiany,Ana Paula, Cenci,Danielle, Eidelwein,Giane, Diehl,Ivan Francisco, Mörs,Marlete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100004
Resumo: Considerando as ideias dos alunos componente importante na formação de futuros professo-res, apresenta-se uma revisão de pesquisas que implementaram estratégias curriculares inovadoras para promoção da evolução do conhecimento profissional. A análise centrou-se na consideração da existência e do uso didático das ideias dos alunos em 18 artigos publicados, entre 1995 e 2005, nas principais revistas internacionais (em língua inglesa) da área. São apresentadas as características destas pesquisas em termos da metodologia, contexto e perspectiva teórico-prática das abordagens curriculares formativas implementadas. O desenvolvimento profissional alcançado pelos futuros docentes envolvidos foi comparado para identificação de obstáculos e avanços nesse processo. Questões de ordem epistemológica e de coerência entre a intervenção formativa e o modelo didático tomado como referência, pelos pesquisadores/formadores, para avaliar o desenvolvimento profissional inicial destes docentes são elencadas na tentativa de se entender por que, de modo geral, a mudança alcançada é pequena.
id UNESP-22_9fd1a759443b718bbb7331bdcca7e06e
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000100004
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciênciasFormação de professoresPesquisaConhecimentoEnsino de ciênciasIdeiasConsiderando as ideias dos alunos componente importante na formação de futuros professo-res, apresenta-se uma revisão de pesquisas que implementaram estratégias curriculares inovadoras para promoção da evolução do conhecimento profissional. A análise centrou-se na consideração da existência e do uso didático das ideias dos alunos em 18 artigos publicados, entre 1995 e 2005, nas principais revistas internacionais (em língua inglesa) da área. São apresentadas as características destas pesquisas em termos da metodologia, contexto e perspectiva teórico-prática das abordagens curriculares formativas implementadas. O desenvolvimento profissional alcançado pelos futuros docentes envolvidos foi comparado para identificação de obstáculos e avanços nesse processo. Questões de ordem epistemológica e de coerência entre a intervenção formativa e o modelo didático tomado como referência, pelos pesquisadores/formadores, para avaliar o desenvolvimento profissional inicial destes docentes são elencadas na tentativa de se entender por que, de modo geral, a mudança alcançada é pequena.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100004Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000100004info:eu-repo/semantics/openAccessHarres,João Batista SiqueiraPizzato,Michelle CamaraSebastiany,Ana PaulaCenci,DanielleEidelwein,GianeDiehl,Ivan FranciscoMörs,Marletepor2012-04-02T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000100004Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:43.130085Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
title As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
spellingShingle As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
Harres,João Batista Siqueira
Formação de professores
Pesquisa
Conhecimento
Ensino de ciências
Ideias
title_short As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
title_full As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
title_fullStr As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
title_full_unstemmed As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
title_sort As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências
author Harres,João Batista Siqueira
author_facet Harres,João Batista Siqueira
Pizzato,Michelle Camara
Sebastiany,Ana Paula
Cenci,Danielle
Eidelwein,Giane
Diehl,Ivan Francisco
Mörs,Marlete
author_role author
author2 Pizzato,Michelle Camara
Sebastiany,Ana Paula
Cenci,Danielle
Eidelwein,Giane
Diehl,Ivan Francisco
Mörs,Marlete
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Harres,João Batista Siqueira
Pizzato,Michelle Camara
Sebastiany,Ana Paula
Cenci,Danielle
Eidelwein,Giane
Diehl,Ivan Francisco
Mörs,Marlete
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pesquisa
Conhecimento
Ensino de ciências
Ideias
topic Formação de professores
Pesquisa
Conhecimento
Ensino de ciências
Ideias
description Considerando as ideias dos alunos componente importante na formação de futuros professo-res, apresenta-se uma revisão de pesquisas que implementaram estratégias curriculares inovadoras para promoção da evolução do conhecimento profissional. A análise centrou-se na consideração da existência e do uso didático das ideias dos alunos em 18 artigos publicados, entre 1995 e 2005, nas principais revistas internacionais (em língua inglesa) da área. São apresentadas as características destas pesquisas em termos da metodologia, contexto e perspectiva teórico-prática das abordagens curriculares formativas implementadas. O desenvolvimento profissional alcançado pelos futuros docentes envolvidos foi comparado para identificação de obstáculos e avanços nesse processo. Questões de ordem epistemológica e de coerência entre a intervenção formativa e o modelo didático tomado como referência, pelos pesquisadores/formadores, para avaliar o desenvolvimento profissional inicial destes docentes são elencadas na tentativa de se entender por que, de modo geral, a mudança alcançada é pequena.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.1 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956561186816