USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403 |
Resumo: | Este trabalho faz parte de uma proposta desenvolvida na formação inicial de professores de física com foco na evolução do conhecimento dos discentes sobre a atividade docente. Apresentamos a análise de uma atividade proposta na disciplina Estratégias para o Ensino de Física II, de um curso de Licenciatura em Física. A disciplina adota como caminho metodológico o método de estudos de caso, focalizando questões relevantes da prática docente. Analisamos, no presente artigo, o estudo de caso intitulado: “Ideias prévias no processo de aprendizagem de Física”, o qual teve como objetivo identificar as concepções dos futuros docentes sobre as formas de acessar e considerar as ideias prévias dos alunos. Os dados foram coletados a partir das respostas de cinco licenciandos nos passos inicial e final do estudo de caso. As análises indicaram que ao fim do processo os futuros docentes apresentaram concepções mais próximas de modelos desejáveis. |
id |
IFRN-3_6dd47c22d58739d44c4db5bc5ff8e7df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2403 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICAideias préviasformação inicialensino de físicaEste trabalho faz parte de uma proposta desenvolvida na formação inicial de professores de física com foco na evolução do conhecimento dos discentes sobre a atividade docente. Apresentamos a análise de uma atividade proposta na disciplina Estratégias para o Ensino de Física II, de um curso de Licenciatura em Física. A disciplina adota como caminho metodológico o método de estudos de caso, focalizando questões relevantes da prática docente. Analisamos, no presente artigo, o estudo de caso intitulado: “Ideias prévias no processo de aprendizagem de Física”, o qual teve como objetivo identificar as concepções dos futuros docentes sobre as formas de acessar e considerar as ideias prévias dos alunos. Os dados foram coletados a partir das respostas de cinco licenciandos nos passos inicial e final do estudo de caso. As análises indicaram que ao fim do processo os futuros docentes apresentaram concepções mais próximas de modelos desejáveis.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/240310.15628/holos.2015.2403HOLOS; v. 8 (2015); 122-1351807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403/1316Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHygino, Cassiana BarretoRosa, GuilhermeCallegario, LaísCosta, LeandroAlves, VanessaLinhares, Marília Paixão2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2403Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
spellingShingle |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA Hygino, Cassiana Barreto ideias prévias formação inicial ensino de física |
title_short |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title_full |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title_fullStr |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title_full_unstemmed |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
title_sort |
USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA |
author |
Hygino, Cassiana Barreto |
author_facet |
Hygino, Cassiana Barreto Rosa, Guilherme Callegario, Laís Costa, Leandro Alves, Vanessa Linhares, Marília Paixão |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Guilherme Callegario, Laís Costa, Leandro Alves, Vanessa Linhares, Marília Paixão |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hygino, Cassiana Barreto Rosa, Guilherme Callegario, Laís Costa, Leandro Alves, Vanessa Linhares, Marília Paixão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ideias prévias formação inicial ensino de física |
topic |
ideias prévias formação inicial ensino de física |
description |
Este trabalho faz parte de uma proposta desenvolvida na formação inicial de professores de física com foco na evolução do conhecimento dos discentes sobre a atividade docente. Apresentamos a análise de uma atividade proposta na disciplina Estratégias para o Ensino de Física II, de um curso de Licenciatura em Física. A disciplina adota como caminho metodológico o método de estudos de caso, focalizando questões relevantes da prática docente. Analisamos, no presente artigo, o estudo de caso intitulado: “Ideias prévias no processo de aprendizagem de Física”, o qual teve como objetivo identificar as concepções dos futuros docentes sobre as formas de acessar e considerar as ideias prévias dos alunos. Os dados foram coletados a partir das respostas de cinco licenciandos nos passos inicial e final do estudo de caso. As análises indicaram que ao fim do processo os futuros docentes apresentaram concepções mais próximas de modelos desejáveis. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403 10.15628/holos.2015.2403 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.2403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403/1316 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2015); 122-135 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620686381056 |