USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hygino, Cassiana Barreto
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rosa, Guilherme, Callegario, Laís, Costa, Leandro, Alves, Vanessa, Linhares, Marília Paixão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403
Resumo: Este trabalho faz parte de uma proposta desenvolvida na formação inicial de professores de física com foco na evolução do conhecimento dos discentes sobre a atividade docente. Apresentamos a análise de uma atividade proposta na disciplina Estratégias para o Ensino de Física II, de um curso de Licenciatura em Física. A disciplina adota como caminho metodológico o método de estudos de caso, focalizando questões relevantes da prática docente. Analisamos, no presente artigo, o estudo de caso intitulado: “Ideias prévias no processo de aprendizagem de Física”, o qual teve como objetivo identificar as concepções dos futuros docentes sobre as formas de acessar e considerar as ideias prévias dos alunos. Os dados foram coletados a partir das respostas de cinco licenciandos nos passos inicial e final do estudo de caso. As análises indicaram que ao fim do processo os futuros docentes apresentaram concepções mais próximas de modelos desejáveis.
id IFRN-3_6dd47c22d58739d44c4db5bc5ff8e7df
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2403
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICAideias préviasformação inicialensino de físicaEste trabalho faz parte de uma proposta desenvolvida na formação inicial de professores de física com foco na evolução do conhecimento dos discentes sobre a atividade docente. Apresentamos a análise de uma atividade proposta na disciplina Estratégias para o Ensino de Física II, de um curso de Licenciatura em Física. A disciplina adota como caminho metodológico o método de estudos de caso, focalizando questões relevantes da prática docente. Analisamos, no presente artigo, o estudo de caso intitulado: “Ideias prévias no processo de aprendizagem de Física”, o qual teve como objetivo identificar as concepções dos futuros docentes sobre as formas de acessar e considerar as ideias prévias dos alunos. Os dados foram coletados a partir das respostas de cinco licenciandos nos passos inicial e final do estudo de caso. As análises indicaram que ao fim do processo os futuros docentes apresentaram concepções mais próximas de modelos desejáveis.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/240310.15628/holos.2015.2403HOLOS; v. 8 (2015); 122-1351807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403/1316Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHygino, Cassiana BarretoRosa, GuilhermeCallegario, LaísCosta, LeandroAlves, VanessaLinhares, Marília Paixão2022-05-01T20:22:58Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2403Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:22:58Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
title USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
spellingShingle USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Hygino, Cassiana Barreto
ideias prévias
formação inicial
ensino de física
title_short USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
title_full USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
title_fullStr USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
title_full_unstemmed USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
title_sort USO DAS IDEIAS INICIAIS DOS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
author Hygino, Cassiana Barreto
author_facet Hygino, Cassiana Barreto
Rosa, Guilherme
Callegario, Laís
Costa, Leandro
Alves, Vanessa
Linhares, Marília Paixão
author_role author
author2 Rosa, Guilherme
Callegario, Laís
Costa, Leandro
Alves, Vanessa
Linhares, Marília Paixão
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hygino, Cassiana Barreto
Rosa, Guilherme
Callegario, Laís
Costa, Leandro
Alves, Vanessa
Linhares, Marília Paixão
dc.subject.por.fl_str_mv ideias prévias
formação inicial
ensino de física
topic ideias prévias
formação inicial
ensino de física
description Este trabalho faz parte de uma proposta desenvolvida na formação inicial de professores de física com foco na evolução do conhecimento dos discentes sobre a atividade docente. Apresentamos a análise de uma atividade proposta na disciplina Estratégias para o Ensino de Física II, de um curso de Licenciatura em Física. A disciplina adota como caminho metodológico o método de estudos de caso, focalizando questões relevantes da prática docente. Analisamos, no presente artigo, o estudo de caso intitulado: “Ideias prévias no processo de aprendizagem de Física”, o qual teve como objetivo identificar as concepções dos futuros docentes sobre as formas de acessar e considerar as ideias prévias dos alunos. Os dados foram coletados a partir das respostas de cinco licenciandos nos passos inicial e final do estudo de caso. As análises indicaram que ao fim do processo os futuros docentes apresentaram concepções mais próximas de modelos desejáveis.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403
10.15628/holos.2015.2403
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.2403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2403/1316
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2015); 122-135
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620686381056