Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Cristine Santos de Souza da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Prochnow,Tania Renata, Pellegrini,Giuseppe, Bizzo,Nelio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100225
Resumo: Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que teve por objetivo conhecer as opiniões de estudantes do Ensino Médio acerca dos desafios ambientais atuais, a fim de discutir o papel do ensino de ciências na formação de sua consciência ambiental. A pesquisa, que envolveu estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, foi realizada por meio da aplicação de um questionário e os dados obtidos foram analisados em relação ao sexo e ao tipo de escola dos respondentes, por meio de ferramentas estatísticas. Os resultados demonstram que os jovens se preocupam com os problemas do ambiente e acreditam que a ciência é capaz de solucionar alguns deles, porém não demonstram otimismo em relação ao futuro do planeta. Diante disso, reforça-se a necessidade de que as problemáticas relacionadas aos desafios ambientais sejam contextualizadas no ensino de ciências, a fim de que habilidades reflexivas em relação ao tema possam ser incentivadas.
id UNESP-22_af950fb9281932cda7e9c2424a83bc6c
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132020000100225
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios AmbientaisEducação ambientalEnsino médioSustentabilidadeConsciência ambientalCTSAResumo: Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que teve por objetivo conhecer as opiniões de estudantes do Ensino Médio acerca dos desafios ambientais atuais, a fim de discutir o papel do ensino de ciências na formação de sua consciência ambiental. A pesquisa, que envolveu estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, foi realizada por meio da aplicação de um questionário e os dados obtidos foram analisados em relação ao sexo e ao tipo de escola dos respondentes, por meio de ferramentas estatísticas. Os resultados demonstram que os jovens se preocupam com os problemas do ambiente e acreditam que a ciência é capaz de solucionar alguns deles, porém não demonstram otimismo em relação ao futuro do planeta. Diante disso, reforça-se a necessidade de que as problemáticas relacionadas aos desafios ambientais sejam contextualizadas no ensino de ciências, a fim de que habilidades reflexivas em relação ao tema possam ser incentivadas.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100225Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320200020info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Cristine Santos de Souza daProchnow,Tania RenataPellegrini,GiuseppeBizzo,Neliopor2020-07-17T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132020000100225Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:13.400511Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais
title Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais
spellingShingle Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais
Silva,Cristine Santos de Souza da
Educação ambiental
Ensino médio
Sustentabilidade
Consciência ambiental
CTSA
title_short Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais
title_full Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais
title_fullStr Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais
title_full_unstemmed Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais
title_sort Pesquisa de Percepções de Estudantes do Ensino Médio sobre os Desafios Ambientais
author Silva,Cristine Santos de Souza da
author_facet Silva,Cristine Santos de Souza da
Prochnow,Tania Renata
Pellegrini,Giuseppe
Bizzo,Nelio
author_role author
author2 Prochnow,Tania Renata
Pellegrini,Giuseppe
Bizzo,Nelio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Cristine Santos de Souza da
Prochnow,Tania Renata
Pellegrini,Giuseppe
Bizzo,Nelio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ensino médio
Sustentabilidade
Consciência ambiental
CTSA
topic Educação ambiental
Ensino médio
Sustentabilidade
Consciência ambiental
CTSA
description Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma investigação que teve por objetivo conhecer as opiniões de estudantes do Ensino Médio acerca dos desafios ambientais atuais, a fim de discutir o papel do ensino de ciências na formação de sua consciência ambiental. A pesquisa, que envolveu estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade de Canoas, Rio Grande do Sul, foi realizada por meio da aplicação de um questionário e os dados obtidos foram analisados em relação ao sexo e ao tipo de escola dos respondentes, por meio de ferramentas estatísticas. Os resultados demonstram que os jovens se preocupam com os problemas do ambiente e acreditam que a ciência é capaz de solucionar alguns deles, porém não demonstram otimismo em relação ao futuro do planeta. Diante disso, reforça-se a necessidade de que as problemáticas relacionadas aos desafios ambientais sejam contextualizadas no ensino de ciências, a fim de que habilidades reflexivas em relação ao tema possam ser incentivadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100225
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132020000100225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320200020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.26 2020
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170958861762560