A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros,Ana Luiza de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva,Dayse Carvalho da, Silva,Fernando César, Andrade,Frank Pereira de, Aleme,Helga Gabriela, Oliveira,Sheila Rodrigues, Silva,Gilson de Freitas, Tristão,Juliana Cristina, Santos,Leandro José dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200005
Resumo: Nos últimos anos, o olhar de educadores/pesquisadores brasileiros tem se voltado para a formação didática do professor de Ensino Superior. Seguindo esta tendência, investigamos a percepção dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a preparação para a docência, tanto no que vivenciam no curso como no que consideram importante como preparação para a docência no Ensino Superior. Percebemos que os estudantes sentem e expressam a necessidade da formação docente, mesmo com interesses nem sempre convergentes com uma boa preparação didático-pedagógica. As iniciativas oferecidas no programa em questão, a partir da última década, vêm ao encontro das necessidades descritas pelos pesquisados, mas precisam ser ampliadas, num processo amplamente reflexivo.
id UNESP-22_b26ac7aaafcf07dec948150653b99d20
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000200005
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em QuímicaPós-graduaçãoEnsino de químicaEnsino SuperiorFormação pedagógicaNos últimos anos, o olhar de educadores/pesquisadores brasileiros tem se voltado para a formação didática do professor de Ensino Superior. Seguindo esta tendência, investigamos a percepção dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a preparação para a docência, tanto no que vivenciam no curso como no que consideram importante como preparação para a docência no Ensino Superior. Percebemos que os estudantes sentem e expressam a necessidade da formação docente, mesmo com interesses nem sempre convergentes com uma boa preparação didático-pedagógica. As iniciativas oferecidas no programa em questão, a partir da última década, vêm ao encontro das necessidades descritas pelos pesquisados, mas precisam ser ampliadas, num processo amplamente reflexivo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200005Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200005info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros,Ana Luiza deSilva,Dayse Carvalho daSilva,Fernando CésarAndrade,Frank Pereira deAleme,Helga GabrielaOliveira,Sheila RodriguesSilva,Gilson de FreitasTristão,Juliana CristinaSantos,Leandro José dospor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.109429Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
title A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
spellingShingle A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
Quadros,Ana Luiza de
Pós-graduação
Ensino de química
Ensino Superior
Formação pedagógica
title_short A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
title_full A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
title_fullStr A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
title_full_unstemmed A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
title_sort A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
author Quadros,Ana Luiza de
author_facet Quadros,Ana Luiza de
Silva,Dayse Carvalho da
Silva,Fernando César
Andrade,Frank Pereira de
Aleme,Helga Gabriela
Oliveira,Sheila Rodrigues
Silva,Gilson de Freitas
Tristão,Juliana Cristina
Santos,Leandro José dos
author_role author
author2 Silva,Dayse Carvalho da
Silva,Fernando César
Andrade,Frank Pereira de
Aleme,Helga Gabriela
Oliveira,Sheila Rodrigues
Silva,Gilson de Freitas
Tristão,Juliana Cristina
Santos,Leandro José dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros,Ana Luiza de
Silva,Dayse Carvalho da
Silva,Fernando César
Andrade,Frank Pereira de
Aleme,Helga Gabriela
Oliveira,Sheila Rodrigues
Silva,Gilson de Freitas
Tristão,Juliana Cristina
Santos,Leandro José dos
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-graduação
Ensino de química
Ensino Superior
Formação pedagógica
topic Pós-graduação
Ensino de química
Ensino Superior
Formação pedagógica
description Nos últimos anos, o olhar de educadores/pesquisadores brasileiros tem se voltado para a formação didática do professor de Ensino Superior. Seguindo esta tendência, investigamos a percepção dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a preparação para a docência, tanto no que vivenciam no curso como no que consideram importante como preparação para a docência no Ensino Superior. Percebemos que os estudantes sentem e expressam a necessidade da formação docente, mesmo com interesses nem sempre convergentes com uma boa preparação didático-pedagógica. As iniciativas oferecidas no programa em questão, a partir da última década, vêm ao encontro das necessidades descritas pelos pesquisados, mas precisam ser ampliadas, num processo amplamente reflexivo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956640878592