A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200005 |
Resumo: | Nos últimos anos, o olhar de educadores/pesquisadores brasileiros tem se voltado para a formação didática do professor de Ensino Superior. Seguindo esta tendência, investigamos a percepção dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a preparação para a docência, tanto no que vivenciam no curso como no que consideram importante como preparação para a docência no Ensino Superior. Percebemos que os estudantes sentem e expressam a necessidade da formação docente, mesmo com interesses nem sempre convergentes com uma boa preparação didático-pedagógica. As iniciativas oferecidas no programa em questão, a partir da última década, vêm ao encontro das necessidades descritas pelos pesquisados, mas precisam ser ampliadas, num processo amplamente reflexivo. |
id |
UNESP-22_b26ac7aaafcf07dec948150653b99d20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000200005 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em QuímicaPós-graduaçãoEnsino de químicaEnsino SuperiorFormação pedagógicaNos últimos anos, o olhar de educadores/pesquisadores brasileiros tem se voltado para a formação didática do professor de Ensino Superior. Seguindo esta tendência, investigamos a percepção dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a preparação para a docência, tanto no que vivenciam no curso como no que consideram importante como preparação para a docência no Ensino Superior. Percebemos que os estudantes sentem e expressam a necessidade da formação docente, mesmo com interesses nem sempre convergentes com uma boa preparação didático-pedagógica. As iniciativas oferecidas no programa em questão, a partir da última década, vêm ao encontro das necessidades descritas pelos pesquisados, mas precisam ser ampliadas, num processo amplamente reflexivo.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200005Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200005info:eu-repo/semantics/openAccessQuadros,Ana Luiza deSilva,Dayse Carvalho daSilva,Fernando CésarAndrade,Frank Pereira deAleme,Helga GabrielaOliveira,Sheila RodriguesSilva,Gilson de FreitasTristão,Juliana CristinaSantos,Leandro José dospor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200005Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.109429Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química |
title |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química |
spellingShingle |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química Quadros,Ana Luiza de Pós-graduação Ensino de química Ensino Superior Formação pedagógica |
title_short |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química |
title_full |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química |
title_fullStr |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química |
title_full_unstemmed |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química |
title_sort |
A formação do professor universitário no percurso de pós-graduação em Química |
author |
Quadros,Ana Luiza de |
author_facet |
Quadros,Ana Luiza de Silva,Dayse Carvalho da Silva,Fernando César Andrade,Frank Pereira de Aleme,Helga Gabriela Oliveira,Sheila Rodrigues Silva,Gilson de Freitas Tristão,Juliana Cristina Santos,Leandro José dos |
author_role |
author |
author2 |
Silva,Dayse Carvalho da Silva,Fernando César Andrade,Frank Pereira de Aleme,Helga Gabriela Oliveira,Sheila Rodrigues Silva,Gilson de Freitas Tristão,Juliana Cristina Santos,Leandro José dos |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros,Ana Luiza de Silva,Dayse Carvalho da Silva,Fernando César Andrade,Frank Pereira de Aleme,Helga Gabriela Oliveira,Sheila Rodrigues Silva,Gilson de Freitas Tristão,Juliana Cristina Santos,Leandro José dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pós-graduação Ensino de química Ensino Superior Formação pedagógica |
topic |
Pós-graduação Ensino de química Ensino Superior Formação pedagógica |
description |
Nos últimos anos, o olhar de educadores/pesquisadores brasileiros tem se voltado para a formação didática do professor de Ensino Superior. Seguindo esta tendência, investigamos a percepção dos estudantes do Programa de Pós-graduação em Química da Universidade Federal de Minas Gerais sobre a preparação para a docência, tanto no que vivenciam no curso como no que consideram importante como preparação para a docência no Ensino Superior. Percebemos que os estudantes sentem e expressam a necessidade da formação docente, mesmo com interesses nem sempre convergentes com uma boa preparação didático-pedagógica. As iniciativas oferecidas no programa em questão, a partir da última década, vêm ao encontro das necessidades descritas pelos pesquisados, mas precisam ser ampliadas, num processo amplamente reflexivo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956640878592 |