Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100008 |
Resumo: | Considerando a grande polêmica gerada sobre o tema "A origem da diversidade biológica" bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais. |
id |
UNESP-22_cb0033165a13d1a113d63b5aa953e0a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132011000100008 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológicaEnsino de evoluçãoCiência e religiãoEnsino de biologiaConsiderando a grande polêmica gerada sobre o tema "A origem da diversidade biológica" bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100008Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132011000100008info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,Leandro de OliveiraMelo,Paula Leite da Cunha eTeixeira,Flávio Martinspor2011-04-25T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132011000100008Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:39.646977Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica |
title |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica |
spellingShingle |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica Costa,Leandro de Oliveira Ensino de evolução Ciência e religião Ensino de biologia |
title_short |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica |
title_full |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica |
title_fullStr |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica |
title_full_unstemmed |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica |
title_sort |
Reflexões acerca das diferentes visões de alunos do ensino médio sobre a origem da diversidade biológica |
author |
Costa,Leandro de Oliveira |
author_facet |
Costa,Leandro de Oliveira Melo,Paula Leite da Cunha e Teixeira,Flávio Martins |
author_role |
author |
author2 |
Melo,Paula Leite da Cunha e Teixeira,Flávio Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa,Leandro de Oliveira Melo,Paula Leite da Cunha e Teixeira,Flávio Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de evolução Ciência e religião Ensino de biologia |
topic |
Ensino de evolução Ciência e religião Ensino de biologia |
description |
Considerando a grande polêmica gerada sobre o tema "A origem da diversidade biológica" bem como sua importância e abrangência para as ciências da vida, buscamos avaliar e discutir a forma com que os alunos que estão no final do Ensino Médio, na cidade de Teresópolis-RJ, se relacionam com o referido assunto. Por intermédio de uma análise quantitativa, realizada por meio de um questionário estruturado baseado na escala de Likert, procuramos identificar as tendências de pensamento dos estudantes, sejam elas evolucionistas ou criacionistas, traçando um paralelo entre as concepções de alunos de escolas públicas e particulares (laicas e confessionais) a fim de identificar possíveis diferenças e semelhanças entre as distintas esferas sociais e culturais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132011000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132011000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.17 n.1 2011 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956169019392 |