Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira,Francimar Martins
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sobral,Ana Carolina Moura Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300011
Resumo: O presente artigo trata sobre o estudo de caso de como uma professora utiliza os conhecimentos prévios dos estudantes durante a abordagem de um novo conceito científico. Para tanto, foram realizadas filmagens de aulas de ciências durante a execução de uma sequência didática, a fim de investigar de que maneira os conhecimentos prévios dos estudantes eram tratados em sala de aula ao longo da abordagem do tema. A partir dos resultados encontrados, percebemos nas aulas observadas como a professora lidava com os conhecimentos dos estudantes. Identificamos que houve ocasiões em que ela os considerou e outras em que os desconsiderou. Apesar de ações antagônicas, tanto o fato de considerar quanto de desconsiderar parecem ter em comum a busca de manutenção de foco sob os conceitos, entendidos pela professora, como sendo os que devem ser objeto de atenção dos alunos.
id UNESP-22_cb379c10309e995f78f8a93ec3a2d882
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132010000300011
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de casoConhecimentos préviosEnsino de ciênciasEstratégias de ensinoO presente artigo trata sobre o estudo de caso de como uma professora utiliza os conhecimentos prévios dos estudantes durante a abordagem de um novo conceito científico. Para tanto, foram realizadas filmagens de aulas de ciências durante a execução de uma sequência didática, a fim de investigar de que maneira os conhecimentos prévios dos estudantes eram tratados em sala de aula ao longo da abordagem do tema. A partir dos resultados encontrados, percebemos nas aulas observadas como a professora lidava com os conhecimentos dos estudantes. Identificamos que houve ocasiões em que ela os considerou e outras em que os desconsiderou. Apesar de ações antagônicas, tanto o fato de considerar quanto de desconsiderar parecem ter em comum a busca de manutenção de foco sob os conceitos, entendidos pela professora, como sendo os que devem ser objeto de atenção dos alunos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300011Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132010000300011info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira,Francimar MartinsSobral,Ana Carolina Moura Bezerrapor2011-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132010000300011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:38.901265Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso
title Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso
spellingShingle Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso
Teixeira,Francimar Martins
Conhecimentos prévios
Ensino de ciências
Estratégias de ensino
title_short Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso
title_full Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso
title_fullStr Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso
title_full_unstemmed Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso
title_sort Como novos conhecimentos podem ser construídos a partir dos conhecimentos prévios: um estudo de caso
author Teixeira,Francimar Martins
author_facet Teixeira,Francimar Martins
Sobral,Ana Carolina Moura Bezerra
author_role author
author2 Sobral,Ana Carolina Moura Bezerra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira,Francimar Martins
Sobral,Ana Carolina Moura Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos prévios
Ensino de ciências
Estratégias de ensino
topic Conhecimentos prévios
Ensino de ciências
Estratégias de ensino
description O presente artigo trata sobre o estudo de caso de como uma professora utiliza os conhecimentos prévios dos estudantes durante a abordagem de um novo conceito científico. Para tanto, foram realizadas filmagens de aulas de ciências durante a execução de uma sequência didática, a fim de investigar de que maneira os conhecimentos prévios dos estudantes eram tratados em sala de aula ao longo da abordagem do tema. A partir dos resultados encontrados, percebemos nas aulas observadas como a professora lidava com os conhecimentos dos estudantes. Identificamos que houve ocasiões em que ela os considerou e outras em que os desconsiderou. Apesar de ações antagônicas, tanto o fato de considerar quanto de desconsiderar parecem ter em comum a busca de manutenção de foco sob os conceitos, entendidos pela professora, como sendo os que devem ser objeto de atenção dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132010000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.16 n.3 2010
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956151193600