Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100225 |
Resumo: | Resumo: Este artigo discute diferentes significados de colaboração e cooperação com base em conceitos piagetianos e freireanos, entre outros. Apresentamos também uma proposta de ressignificação desses termos na educação, que resultou em dois processos: colaboração educativa e cooperação educativa. Combinando colaboração educativa com robótica pedagógica, estudantes universitários e um professor partiram do contexto da construção civil para projetarem um robô, que pudesse identificar corrosão eletroquímica em estruturas de concreto. Duas categorias emergiram desse processo (dúvidas e sugestões) e foram analisadas em sua forma e conteúdo por um método de pesquisa proposto em três etapas, fundamentadas na colaboração educativa: razão hierárquica, razão categórica e análise qualitativa subcategórica. A colaboração educativa culminou em aprendizagem colaborativa, demonstrando ser um método de ensino contextualizado em que há participação ativa dos alunos. A aprendizagem colaborativa foi evidenciada pela construção conjunta de conhecimentos para confeccionar o robô, sendo resultado do reequilíbrio entre fatores individuais e sociais. |
id |
UNESP-22_ccbb6dd76efdd5debb6540575c53886c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132022000100225 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadoraColaboração educativaAprendizagem colaborativaRobótica pedagógicaEpistemologia genéticaResumo: Este artigo discute diferentes significados de colaboração e cooperação com base em conceitos piagetianos e freireanos, entre outros. Apresentamos também uma proposta de ressignificação desses termos na educação, que resultou em dois processos: colaboração educativa e cooperação educativa. Combinando colaboração educativa com robótica pedagógica, estudantes universitários e um professor partiram do contexto da construção civil para projetarem um robô, que pudesse identificar corrosão eletroquímica em estruturas de concreto. Duas categorias emergiram desse processo (dúvidas e sugestões) e foram analisadas em sua forma e conteúdo por um método de pesquisa proposto em três etapas, fundamentadas na colaboração educativa: razão hierárquica, razão categórica e análise qualitativa subcategórica. A colaboração educativa culminou em aprendizagem colaborativa, demonstrando ser um método de ensino contextualizado em que há participação ativa dos alunos. A aprendizagem colaborativa foi evidenciada pela construção conjunta de conhecimentos para confeccionar o robô, sendo resultado do reequilíbrio entre fatores individuais e sociais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100225Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320220027info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Ricardo Silvério GomesSoares,Márlon Herbert Flora Barbosapor2022-08-19T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132022000100225Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:22.315414Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora |
title |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora |
spellingShingle |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora Pinheiro,Ricardo Silvério Gomes Colaboração educativa Aprendizagem colaborativa Robótica pedagógica Epistemologia genética |
title_short |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora |
title_full |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora |
title_fullStr |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora |
title_full_unstemmed |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora |
title_sort |
Colaboração educativa: uma proposta metodológica para ensino e pesquisa baseados na robótica pedagógica, epistemologia genética e educação libertadora |
author |
Pinheiro,Ricardo Silvério Gomes |
author_facet |
Pinheiro,Ricardo Silvério Gomes Soares,Márlon Herbert Flora Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Soares,Márlon Herbert Flora Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro,Ricardo Silvério Gomes Soares,Márlon Herbert Flora Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colaboração educativa Aprendizagem colaborativa Robótica pedagógica Epistemologia genética |
topic |
Colaboração educativa Aprendizagem colaborativa Robótica pedagógica Epistemologia genética |
description |
Resumo: Este artigo discute diferentes significados de colaboração e cooperação com base em conceitos piagetianos e freireanos, entre outros. Apresentamos também uma proposta de ressignificação desses termos na educação, que resultou em dois processos: colaboração educativa e cooperação educativa. Combinando colaboração educativa com robótica pedagógica, estudantes universitários e um professor partiram do contexto da construção civil para projetarem um robô, que pudesse identificar corrosão eletroquímica em estruturas de concreto. Duas categorias emergiram desse processo (dúvidas e sugestões) e foram analisadas em sua forma e conteúdo por um método de pesquisa proposto em três etapas, fundamentadas na colaboração educativa: razão hierárquica, razão categórica e análise qualitativa subcategórica. A colaboração educativa culminou em aprendizagem colaborativa, demonstrando ser um método de ensino contextualizado em que há participação ativa dos alunos. A aprendizagem colaborativa foi evidenciada pela construção conjunta de conhecimentos para confeccionar o robô, sendo resultado do reequilíbrio entre fatores individuais e sociais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100225 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132022000100225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320220027 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.28 2022 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959271755776 |