Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura,Manoel Oriosvaldo de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Moretti,Vanessa Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006
Resumo: Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.
id UNESP-22_d154f29017464891e3196f7a26f14b1a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132003000100006
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociaisAprendizagemconceitos préviosinterações sociaisconceito de funçãoNeste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,Manoel Oriosvaldo deMoretti,Vanessa Diaspor2010-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.087897Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
title Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
spellingShingle Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
Moura,Manoel Oriosvaldo de
Aprendizagem
conceitos prévios
interações sociais
conceito de função
title_short Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
title_full Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
title_fullStr Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
title_full_unstemmed Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
title_sort Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
author Moura,Manoel Oriosvaldo de
author_facet Moura,Manoel Oriosvaldo de
Moretti,Vanessa Dias
author_role author
author2 Moretti,Vanessa Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura,Manoel Oriosvaldo de
Moretti,Vanessa Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
conceitos prévios
interações sociais
conceito de função
topic Aprendizagem
conceitos prévios
interações sociais
conceito de função
description Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132003000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954941136896