Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006 |
Resumo: | Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual. |
id |
UNESP-22_d154f29017464891e3196f7a26f14b1a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132003000100006 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociaisAprendizagemconceitos préviosinterações sociaisconceito de funçãoNeste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2003-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132003000100006info:eu-repo/semantics/openAccessMoura,Manoel Oriosvaldo deMoretti,Vanessa Diaspor2010-09-23T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132003000100006Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:23.087897Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais |
title |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais |
spellingShingle |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais Moura,Manoel Oriosvaldo de Aprendizagem conceitos prévios interações sociais conceito de função |
title_short |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais |
title_full |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais |
title_fullStr |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais |
title_full_unstemmed |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais |
title_sort |
Investigando a aprendizagem do conceito de função a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais |
author |
Moura,Manoel Oriosvaldo de |
author_facet |
Moura,Manoel Oriosvaldo de Moretti,Vanessa Dias |
author_role |
author |
author2 |
Moretti,Vanessa Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura,Manoel Oriosvaldo de Moretti,Vanessa Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem conceitos prévios interações sociais conceito de função |
topic |
Aprendizagem conceitos prévios interações sociais conceito de função |
description |
Neste artigo relatamos uma investigação, realizada com estudantes de 8ª série de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na aprendizagem do conceito de função. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132003000100006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.9 n.1 2003 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170954941136896 |