Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,Gabriela Helena Geraldo Issa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Batista,Irinéa de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300757
Resumo: Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino, segundo professores de Física. Tendo em vista os estudos que evidenciam os benefícios da História e Filosofia da Ciência no ensino e na formação de professores, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de noções de História e Filosofia da Ciência na estruturação do conceito de matematização. Para tanto, elaboramos um questionário aberto que foi respondido por dez professores que lecionam disciplinas de Física. Para análise dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo; a análise desses questionários resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização.
id UNESP-22_d5084626369fdc144fbbf3224a92d2f4
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132016000300757
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentesMatematizaçãoHistória e filosofia da ciênciaEnsino de físicaEpistemologiaAnálise de conteúdoResumo Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino, segundo professores de Física. Tendo em vista os estudos que evidenciam os benefícios da História e Filosofia da Ciência no ensino e na formação de professores, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de noções de História e Filosofia da Ciência na estruturação do conceito de matematização. Para tanto, elaboramos um questionário aberto que foi respondido por dez professores que lecionam disciplinas de Física. Para análise dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo; a análise desses questionários resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300757Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320160030013info:eu-repo/semantics/openAccessMendes,Gabriela Helena Geraldo IssaBatista,Irinéa de Lourdespor2016-09-13T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132016000300757Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:59.876058Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes
title Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes
spellingShingle Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes
Mendes,Gabriela Helena Geraldo Issa
Matematização
História e filosofia da ciência
Ensino de física
Epistemologia
Análise de conteúdo
title_short Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes
title_full Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes
title_fullStr Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes
title_full_unstemmed Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes
title_sort Matematização e ensino de Física: uma discussão de noções docentes
author Mendes,Gabriela Helena Geraldo Issa
author_facet Mendes,Gabriela Helena Geraldo Issa
Batista,Irinéa de Lourdes
author_role author
author2 Batista,Irinéa de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes,Gabriela Helena Geraldo Issa
Batista,Irinéa de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Matematização
História e filosofia da ciência
Ensino de física
Epistemologia
Análise de conteúdo
topic Matematização
História e filosofia da ciência
Ensino de física
Epistemologia
Análise de conteúdo
description Resumo Este artigo é resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o papel da matematização na Física e no seu ensino, segundo professores de Física. Tendo em vista os estudos que evidenciam os benefícios da História e Filosofia da Ciência no ensino e na formação de professores, procuramos estabelecer alguns elementos que demonstram a presença de noções de História e Filosofia da Ciência na estruturação do conceito de matematização. Para tanto, elaboramos um questionário aberto que foi respondido por dez professores que lecionam disciplinas de Física. Para análise dos dados, adotamos a Análise de Conteúdo; a análise desses questionários resultou na estruturação de unidades temáticas que evidenciam as noções dos professores a respeito da matematização.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300757
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132016000300757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320160030013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.22 n.3 2016
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957604519936