Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis,Alice
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Teixeira,Odete Pacubi Baierl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100003
Resumo: Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado "Nosso Universo" em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.
id UNESP-22_d9435d540666ea26352519178b3d2f7a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132009000100003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análiseLeitura e ensinoTextos alternativosArgumentações discente e docenteAspectos ambientaisEste trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado "Nosso Universo" em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100003Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000100003info:eu-repo/semantics/openAccessAssis,AliceTeixeira,Odete Pacubi Baierlpor2009-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000100003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:34.220482Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
spellingShingle Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
Assis,Alice
Leitura e ensino
Textos alternativos
Argumentações discente e docente
Aspectos ambientais
title_short Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title_full Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title_fullStr Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title_full_unstemmed Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title_sort Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
author Assis,Alice
author_facet Assis,Alice
Teixeira,Odete Pacubi Baierl
author_role author
author2 Teixeira,Odete Pacubi Baierl
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis,Alice
Teixeira,Odete Pacubi Baierl
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e ensino
Textos alternativos
Argumentações discente e docente
Aspectos ambientais
topic Leitura e ensino
Textos alternativos
Argumentações discente e docente
Aspectos ambientais
description Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado "Nosso Universo" em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132009000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955784192000