Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100003 |
Resumo: | Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado "Nosso Universo" em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social. |
id |
UNESP-22_d9435d540666ea26352519178b3d2f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132009000100003 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análiseLeitura e ensinoTextos alternativosArgumentações discente e docenteAspectos ambientaisEste trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado "Nosso Universo" em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100003Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132009000100003info:eu-repo/semantics/openAccessAssis,AliceTeixeira,Odete Pacubi Baierlpor2009-06-09T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132009000100003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:34.220482Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
spellingShingle |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise Assis,Alice Leitura e ensino Textos alternativos Argumentações discente e docente Aspectos ambientais |
title_short |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title_full |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title_fullStr |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title_full_unstemmed |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
title_sort |
Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise |
author |
Assis,Alice |
author_facet |
Assis,Alice Teixeira,Odete Pacubi Baierl |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira,Odete Pacubi Baierl |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assis,Alice Teixeira,Odete Pacubi Baierl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e ensino Textos alternativos Argumentações discente e docente Aspectos ambientais |
topic |
Leitura e ensino Textos alternativos Argumentações discente e docente Aspectos ambientais |
description |
Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado "Nosso Universo" em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132009000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132009000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.15 n.1 2009 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170955784192000 |