Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Alice [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100003
http://hdl.handle.net/11449/9168
Resumo: Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado Nosso Universo em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.
id UNSP_d7458ffdbfe2043ea97c0cfd731248ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/9168
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análiseStudents' and teacher's discourse features concerning environmental aspects in the classroom: an analysisLeitura e ensinoTextos alternativosArgumentações discente e docenteAspectos ambientaisReading and teachingAlternative textsStudents' and teacher' s discourseEnvironmental aspectsEste trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado Nosso Universo em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.This paper analyses the interaction of teacher and students through the text Nosso Universo (Our Universe) which used in Physics classes for young and adult people. The approach combines science, technology and society and environmental aspects, such as global warming, ozone hole and water shortage. For this analysis, teacher and students arguments were separated into categories. Results concerning the tripartite relationship of teacher/student/text indicate the interaction produced the student motivation and their development as critical and reflective people able to act in their social environment.Universidade Estadual Paulista Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista Departamento de Física e QuímicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]2014-05-20T13:27:40Z2014-05-20T13:27:40Z2009-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article47-60application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100003Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 47-60, 2009.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/916810.1590/S1516-73132009000100003S1516-73132009000100003S1516-73132009000100003.pdf55223139248325200000-0001-7513-8336SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-01T20:52:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/9168Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:12:59.360171Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
Students' and teacher's discourse features concerning environmental aspects in the classroom: an analysis
title Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
spellingShingle Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
Assis, Alice [UNESP]
Leitura e ensino
Textos alternativos
Argumentações discente e docente
Aspectos ambientais
Reading and teaching
Alternative texts
Students' and teacher' s discourse
Environmental aspects
title_short Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title_full Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title_fullStr Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title_full_unstemmed Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
title_sort Argumentações discentes e docente envolvendo aspectos ambientais em sala de aula: uma análise
author Assis, Alice [UNESP]
author_facet Assis, Alice [UNESP]
Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
author_role author
author2 Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e ensino
Textos alternativos
Argumentações discente e docente
Aspectos ambientais
Reading and teaching
Alternative texts
Students' and teacher' s discourse
Environmental aspects
topic Leitura e ensino
Textos alternativos
Argumentações discente e docente
Aspectos ambientais
Reading and teaching
Alternative texts
Students' and teacher' s discourse
Environmental aspects
description Este trabalho trata da interação entre professor e alunos mediante a utilização do texto paradidático intitulado Nosso Universo em aulas de Física, em uma sala de Educação de Jovens e Adultos. Neste artigo é analisado um episódio que articula Ciência, Tecnologia e Sociedade aos aspectos ambientais. Esse episódio aborda o problema do efeito estufa, do buraco na camada de ozônio e da escassez da água. Para a análise, foram elaboradas categorias referentes às argumentações discentes e docente. Os resultados envolvendo o tripé professor/aluno/texto apontam que tais interações propiciaram a motivação e a formação do aluno enquanto indivíduo crítico e reflexivo, em condições de argumentar e atuar criticamente em seu meio social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
2014-05-20T13:27:40Z
2014-05-20T13:27:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100003
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 47-60, 2009.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/9168
10.1590/S1516-73132009000100003
S1516-73132009000100003
S1516-73132009000100003.pdf
5522313924832520
0000-0001-7513-8336
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000100003
http://hdl.handle.net/11449/9168
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 1, p. 47-60, 2009.
1516-7313
10.1590/S1516-73132009000100003
S1516-73132009000100003
S1516-73132009000100003.pdf
5522313924832520
0000-0001-7513-8336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 47-60
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128774276907008