Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100247 |
Resumo: | Resumo: Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão. |
id |
UNESP-22_de216fe759bb311895f7cb447adcf38a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132021000100247 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Identidades docentes no contexto do Pibid em BiologiaFormação inicial de professoresEnsino de biologiaBolsa de iniciação àdocênciaResumo: Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100247Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210046info:eu-repo/semantics/openAccessTonelli,Gabriel AgostiniOliveira,André Luis depor2021-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100247Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.126093Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia |
title |
Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia |
spellingShingle |
Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia Tonelli,Gabriel Agostini Formação inicial de professores Ensino de biologia Bolsa de iniciação à docência |
title_short |
Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia |
title_full |
Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia |
title_fullStr |
Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia |
title_full_unstemmed |
Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia |
title_sort |
Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia |
author |
Tonelli,Gabriel Agostini |
author_facet |
Tonelli,Gabriel Agostini Oliveira,André Luis de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira,André Luis de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonelli,Gabriel Agostini Oliveira,André Luis de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Ensino de biologia Bolsa de iniciação à docência |
topic |
Formação inicial de professores Ensino de biologia Bolsa de iniciação à docência |
description |
Resumo: Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100247 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1516-731320210046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170959036874752 |