Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonelli,Gabriel Agostini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira,André Luis de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100247
Resumo: Resumo: Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão.
id UNESP-22_de216fe759bb311895f7cb447adcf38a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100247
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Identidades docentes no contexto do Pibid em BiologiaFormação inicial de professoresEnsino de biologiaBolsa de iniciação àdocênciaResumo: Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100247Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210046info:eu-repo/semantics/openAccessTonelli,Gabriel AgostiniOliveira,André Luis depor2021-10-15T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100247Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.126093Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
title Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
spellingShingle Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
Tonelli,Gabriel Agostini
Formação inicial de professores
Ensino de biologia
Bolsa de iniciação à
docência
title_short Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
title_full Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
title_fullStr Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
title_full_unstemmed Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
title_sort Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia
author Tonelli,Gabriel Agostini
author_facet Tonelli,Gabriel Agostini
Oliveira,André Luis de
author_role author
author2 Oliveira,André Luis de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonelli,Gabriel Agostini
Oliveira,André Luis de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Ensino de biologia
Bolsa de iniciação à
docência
topic Formação inicial de professores
Ensino de biologia
Bolsa de iniciação à
docência
description Resumo: Diante da importância e necessidade de aprimoramento dos programas voltados à formação inicial de professores, esta investigação teve como objetivo investigar indícios da construção de Identidades Docentes em graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a importância do programa e as vivências que ele possibilita. Para tanto, aplicamos um questionário semiestruturado a vinte e cinco bolsistas de iniciação à docência e abordamos as respostas por meio de pressupostos teórico-metodológicos da análise textual discursiva. Os resultados deram origem a um metatexto, que indica o desenvolvimento de um interesse pela profissão docente por meio da prática, além de dificuldades encontradas dentro e fora da escola, como a visão da profissão, questões políticas e monetárias, que levam os sujeitos ao não reconhecimento da profissão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100247
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959036874752