Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto,José Antonio Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva,Cibelle Celestino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100254
Resumo: Resumo: A partir da constatação trazida pela pesquisa acadêmica sobre a importância da implementação de aspectos de natureza da ciência (NdC) em currículos de ciências, neste trabalho analisamos se há presença de elementos de NdC nos documentos oficiais que regem a educação básica. Foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. Isso foi feito a partir da análise de conteúdo e da construção de parâmetros de localidade e inclusão baseados na noção de ciência integral. Apesar de ser uma temática importante em eventos de pesquisa na área e com um número expressivo de publicações, os documentos oficiais não se referem explicitamente à natureza da ciência, fazendo menções superficiais a discussões sobre as ciências e suas características.
id UNESP-22_e04c5593bdcc052c986e1d3adbb9583b
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100254
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básicaNatureza da ciênciaDocumentos oficiaisEducação básicaResumo: A partir da constatação trazida pela pesquisa acadêmica sobre a importância da implementação de aspectos de natureza da ciência (NdC) em currículos de ciências, neste trabalho analisamos se há presença de elementos de NdC nos documentos oficiais que regem a educação básica. Foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. Isso foi feito a partir da análise de conteúdo e da construção de parâmetros de localidade e inclusão baseados na noção de ciência integral. Apesar de ser uma temática importante em eventos de pesquisa na área e com um número expressivo de publicações, os documentos oficiais não se referem explicitamente à natureza da ciência, fazendo menções superficiais a discussões sobre as ciências e suas características.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100254Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210056info:eu-repo/semantics/openAccessPinto,José Antonio FerreiraSilva,Cibelle Celestinopor2021-12-20T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100254Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.569229Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica
title Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica
spellingShingle Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica
Pinto,José Antonio Ferreira
Natureza da ciência
Documentos oficiais
Educação básica
title_short Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica
title_full Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica
title_fullStr Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica
title_full_unstemmed Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica
title_sort Natureza da Ciência no ensino: entre a pesquisa acadêmica e as orientações oficiais para a educação básica
author Pinto,José Antonio Ferreira
author_facet Pinto,José Antonio Ferreira
Silva,Cibelle Celestino
author_role author
author2 Silva,Cibelle Celestino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto,José Antonio Ferreira
Silva,Cibelle Celestino
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da ciência
Documentos oficiais
Educação básica
topic Natureza da ciência
Documentos oficiais
Educação básica
description Resumo: A partir da constatação trazida pela pesquisa acadêmica sobre a importância da implementação de aspectos de natureza da ciência (NdC) em currículos de ciências, neste trabalho analisamos se há presença de elementos de NdC nos documentos oficiais que regem a educação básica. Foram analisados os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular. Isso foi feito a partir da análise de conteúdo e da construção de parâmetros de localidade e inclusão baseados na noção de ciência integral. Apesar de ser uma temática importante em eventos de pesquisa na área e com um número expressivo de publicações, os documentos oficiais não se referem explicitamente à natureza da ciência, fazendo menções superficiais a discussões sobre as ciências e suas características.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100254
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210056
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959201501184