A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier,Márcia Cristina Fernandes
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Freire,Alexandre de Sá, Moraes,Milton Ozório
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000300003
Resumo: Pesquisas têm demonstrado que o livro didático tem papel determinante na organização curricular e na prática pedagógica dos professores. O livro didático precisa, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), contemplar conhecimentos modernos em um contexto de historicidade, discutindo, paralelamente, temas de apelo social. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Aponta-se para o fato de que necessitam de reformulação e atualizações com textos modernos, que promovam mudanças conceituais.
id UNESP-22_e45dbea24ce0b294f6f9e72234b8470f
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132006000300003
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médiolivro didáticoNova BiologiaEnsino MédioPesquisas têm demonstrado que o livro didático tem papel determinante na organização curricular e na prática pedagógica dos professores. O livro didático precisa, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), contemplar conhecimentos modernos em um contexto de historicidade, discutindo, paralelamente, temas de apelo social. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Aponta-se para o fato de que necessitam de reformulação e atualizações com textos modernos, que promovam mudanças conceituais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000300003Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.3 2006reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132006000300003info:eu-repo/semantics/openAccessXavier,Márcia Cristina FernandesFreire,Alexandre de SáMoraes,Milton Ozóriopor2009-05-26T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132006000300003Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:29.711755Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio
title A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio
spellingShingle A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio
Xavier,Márcia Cristina Fernandes
livro didático
Nova Biologia
Ensino Médio
title_short A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio
title_full A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio
title_fullStr A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio
title_full_unstemmed A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio
title_sort A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio
author Xavier,Márcia Cristina Fernandes
author_facet Xavier,Márcia Cristina Fernandes
Freire,Alexandre de Sá
Moraes,Milton Ozório
author_role author
author2 Freire,Alexandre de Sá
Moraes,Milton Ozório
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier,Márcia Cristina Fernandes
Freire,Alexandre de Sá
Moraes,Milton Ozório
dc.subject.por.fl_str_mv livro didático
Nova Biologia
Ensino Médio
topic livro didático
Nova Biologia
Ensino Médio
description Pesquisas têm demonstrado que o livro didático tem papel determinante na organização curricular e na prática pedagógica dos professores. O livro didático precisa, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), contemplar conhecimentos modernos em um contexto de historicidade, discutindo, paralelamente, temas de apelo social. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Aponta-se para o fato de que necessitam de reformulação e atualizações com textos modernos, que promovam mudanças conceituais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000300003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132006000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132006000300003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.12 n.3 2006
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170955376295936