Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200015 |
Resumo: | É muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas formas de negação encontre, nos registros de representação semiótica de Duval, uma base de sustentação e possa apontar caminhos para a aprendizagem matemática. |
id |
UNESP-22_eb711955d61fd6f7434caa9f8a7c0e87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1516-73132012000200015 |
network_acronym_str |
UNESP-22 |
network_name_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semióticaNegaçãoContrapositivaContraexemploNão-exemploComplementarRegistros de representação semióticaAprendizagem matemáticaÉ muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas formas de negação encontre, nos registros de representação semiótica de Duval, uma base de sustentação e possa apontar caminhos para a aprendizagem matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200015Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200015info:eu-repo/semantics/openAccessMoretti,Méricles ThadeuBrandt,Célia FinckFranco,Patrícia Lanzinipor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.676748Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica |
title |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica |
spellingShingle |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica Moretti,Méricles Thadeu Negação Contrapositiva Contraexemplo Não-exemplo Complementar Registros de representação semiótica Aprendizagem matemática |
title_short |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica |
title_full |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica |
title_fullStr |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica |
title_full_unstemmed |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica |
title_sort |
Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica |
author |
Moretti,Méricles Thadeu |
author_facet |
Moretti,Méricles Thadeu Brandt,Célia Finck Franco,Patrícia Lanzini |
author_role |
author |
author2 |
Brandt,Célia Finck Franco,Patrícia Lanzini |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moretti,Méricles Thadeu Brandt,Célia Finck Franco,Patrícia Lanzini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Negação Contrapositiva Contraexemplo Não-exemplo Complementar Registros de representação semiótica Aprendizagem matemática |
topic |
Negação Contrapositiva Contraexemplo Não-exemplo Complementar Registros de representação semiótica Aprendizagem matemática |
description |
É muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas formas de negação encontre, nos registros de representação semiótica de Duval, uma base de sustentação e possa apontar caminhos para a aprendizagem matemática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1516-73132012000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012 reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
collection |
Ciência & Educação (Bauru. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br |
_version_ |
1788170956655558656 |