Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moretti,Méricles Thadeu
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brandt,Célia Finck, Franco,Patrícia Lanzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200015
Resumo: É muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas formas de negação encontre, nos registros de representação semiótica de Duval, uma base de sustentação e possa apontar caminhos para a aprendizagem matemática.
id UNESP-22_eb711955d61fd6f7434caa9f8a7c0e87
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132012000200015
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semióticaNegaçãoContrapositivaContraexemploNão-exemploComplementarRegistros de representação semióticaAprendizagem matemáticaÉ muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas formas de negação encontre, nos registros de representação semiótica de Duval, uma base de sustentação e possa apontar caminhos para a aprendizagem matemática.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2012-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200015Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132012000200015info:eu-repo/semantics/openAccessMoretti,Méricles ThadeuBrandt,Célia FinckFranco,Patrícia Lanzinipor2012-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132012000200015Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:44.676748Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
title Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
spellingShingle Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
Moretti,Méricles Thadeu
Negação
Contrapositiva
Contraexemplo
Não-exemplo
Complementar
Registros de representação semiótica
Aprendizagem matemática
title_short Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
title_full Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
title_fullStr Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
title_full_unstemmed Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
title_sort Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica
author Moretti,Méricles Thadeu
author_facet Moretti,Méricles Thadeu
Brandt,Célia Finck
Franco,Patrícia Lanzini
author_role author
author2 Brandt,Célia Finck
Franco,Patrícia Lanzini
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moretti,Méricles Thadeu
Brandt,Célia Finck
Franco,Patrícia Lanzini
dc.subject.por.fl_str_mv Negação
Contrapositiva
Contraexemplo
Não-exemplo
Complementar
Registros de representação semiótica
Aprendizagem matemática
topic Negação
Contrapositiva
Contraexemplo
Não-exemplo
Complementar
Registros de representação semiótica
Aprendizagem matemática
description É muito comum perceber, nos livros didáticos, na própria fala do professor, o uso da negação como elemento essencial no ensino de matemática. A negação está presente, por exemplo, na proposição contrapositiva, no não-exemplo, no contraexemplo e na complementaridade. Discutiremos, neste texto, possibilidades de que o uso da negação e dessas formas de negação encontre, nos registros de representação semiótica de Duval, uma base de sustentação e possa apontar caminhos para a aprendizagem matemática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132012000200015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132012000200015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.18 n.2 2012
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170956655558656