Kit paleontológico: um material didático com abordagem investigativa
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ciência & Educação (Bauru. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200345 |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos um kit para aulas práticas que possibilitará, aos estudantes do Ensino Fundamental, conhecer mais sobre a Paleontologia e compreender a utilidade dos fósseis para a interpretação dos ambientes pretéritos e para a datação das camadas sedimentares. A quase totalidade das escolas do Ensino Fundamental II não dispõe de material para aulas práticas sobre temas relacionados à Paleontologia. O kit consiste em réplicas de fósseis brasileiros e de uma cartilha com as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades práticas. Com esse intuito, foram utilizadas réplicas de fósseis procedentes da Bacia de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro, de idade paleocênica, e um bloco de rochas da Formação Pirabas, nos estados do Maranhão, Piauí e Pará, de idade miocênica. Este material também representa uma forma de divulgar a paleontologia brasileira e desmistificar o uso de fósseis de dinossauro como recurso único no ensino e divulgação da Paleontologia. |
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Kit paleontológico: um material didático com abordagem investigativaEnsino FundamentalMaterial didático-instrucionalPaleontologiaDivulgação científicaNeste trabalho apresentamos um kit para aulas práticas que possibilitará, aos estudantes do Ensino Fundamental, conhecer mais sobre a Paleontologia e compreender a utilidade dos fósseis para a interpretação dos ambientes pretéritos e para a datação das camadas sedimentares. A quase totalidade das escolas do Ensino Fundamental II não dispõe de material para aulas práticas sobre temas relacionados à Paleontologia. O kit consiste em réplicas de fósseis brasileiros e de uma cartilha com as informações necessárias para o desenvolvimento das atividades práticas. Com esse intuito, foram utilizadas réplicas de fósseis procedentes da Bacia de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro, de idade paleocênica, e um bloco de rochas da Formação Pirabas, nos estados do Maranhão, Piauí e Pará, de idade miocênica. Este material também representa uma forma de divulgar a paleontologia brasileira e desmistificar o uso de fósseis de dinossauro como recurso único no ensino e divulgação da Paleontologia.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000200345Ciência & Educação (Bauru) v.20 n.2 2014reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-73132014000200006info:eu-repo/semantics/openAccessBergqvist,Lílian PaglarelliPrestes,Stella Barbara Serodiopor2014-07-31T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132014000200345Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:51.453975Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true |
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