Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida,Luiz Fernando Rolim de
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Bicudo,Luiz Roberto Hernandes, Borges,Gilberto Luiz de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000100009
Resumo: Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma "trilha ecológica" nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.
id UNESP-22_ff6e9a623c0f8d857e563625a5e5602a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132004000100009
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicasEducação Ambientalprofessorespraças públicasOficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma "trilha ecológica" nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2004-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000100009Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.1 2004reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1516-73132004000100009info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida,Luiz Fernando Rolim deBicudo,Luiz Roberto HernandesBorges,Gilberto Luiz de Azevedopor2009-09-14T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132004000100009Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:24.416720Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
spellingShingle Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
Almeida,Luiz Fernando Rolim de
Educação Ambiental
professores
praças públicas
title_short Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title_full Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title_fullStr Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title_full_unstemmed Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
title_sort Educação ambiental em praça pública: relato de experiência com oficinas pedagógicas
author Almeida,Luiz Fernando Rolim de
author_facet Almeida,Luiz Fernando Rolim de
Bicudo,Luiz Roberto Hernandes
Borges,Gilberto Luiz de Azevedo
author_role author
author2 Bicudo,Luiz Roberto Hernandes
Borges,Gilberto Luiz de Azevedo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida,Luiz Fernando Rolim de
Bicudo,Luiz Roberto Hernandes
Borges,Gilberto Luiz de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
professores
praças públicas
topic Educação Ambiental
professores
praças públicas
description Oficinas para professores do ensino fundamental foram organizadas com a finalidade de elaborar uma Proposta de Educação Ambiental em uma praça pública no centro histórico da cidade de Botucatu, no estado de São Paulo. Tais oficinas basearam-se em informações sobre o município e informações botânicas da Praça Rubião Júnior, em Botucatu, no âmbito da Educação Ambiental. O resultado foi uma proposta de Educação Ambiental para a praça com a participação efetiva dos professores, em que foi possível resgatar a história da cidade e seus aspectos sócio-econômicos. Foi também demarcada uma "trilha ecológica" nessa praça utilizando-se as plantas presentes no local, as quais foram previamente identificadas. O trabalho com os professores durante a oficina mostrou-se de fundamental importância para a formação desses profissionais e também estimulou seu interesse a respeito da história local. Essa abordagem, articulada com a diversidade cultural local, enriqueceu a proposta de E. A. e trouxe benefícios para a prática educativa.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132004000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1516-73132004000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.10 n.1 2004
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170954968399872