O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Noemia Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1478
Resumo: A Geografia escolar, constitui um dos instrumentos da educação escolar para conscientizar o indivíduo sobre a sua realidade espacial. Voltando os olhos para as contradições socioeconômicas que emergem atualmente no campo brasileiro, defendemos que essa disciplina deva colocar o aluno em contato com um conhecimento que o leve a desvendar criticamente essa dimensão do espaço nacional. No entanto, a análise que realizamos do conhecimento geográfico existente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia levou-nos a detectar que o modo como o espaço agrário brasileiro foi caracterizado no referido documento poderá comprometer a formação da consciência crítica do aluno sobre a realidade. O presente texto tem como objetivo contribuir com algumas reflexões críticas a respeito do conhecimento geográfico veiculado pelos P.C.Ns Geografia, mais especificamente das concepções utilizadas por seus autores para a caracterização do espaço agrário brasileiro.
id UNESP-25_32da9d113066bdc62ce4ce96f3a53308
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/1478
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULAEducação escolarEnsino de GeografiaPCNsEspaço agrárioFormação do indivíduo crítico.A Geografia escolar, constitui um dos instrumentos da educação escolar para conscientizar o indivíduo sobre a sua realidade espacial. Voltando os olhos para as contradições socioeconômicas que emergem atualmente no campo brasileiro, defendemos que essa disciplina deva colocar o aluno em contato com um conhecimento que o leve a desvendar criticamente essa dimensão do espaço nacional. No entanto, a análise que realizamos do conhecimento geográfico existente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia levou-nos a detectar que o modo como o espaço agrário brasileiro foi caracterizado no referido documento poderá comprometer a formação da consciência crítica do aluno sobre a realidade. O presente texto tem como objetivo contribuir com algumas reflexões críticas a respeito do conhecimento geográfico veiculado pelos P.C.Ns Geografia, mais especificamente das concepções utilizadas por seus autores para a caracterização do espaço agrário brasileiro.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2012-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/147810.47946/rnera.v0i4.1478REVISTA NERA; n. 4 (7); 29-411806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1478/1454Vieira, Noemia Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T01:16:41Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/1478Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:16:41Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA
title O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA
spellingShingle O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA
Vieira, Noemia Ramos
Educação escolar
Ensino de Geografia
PCNs
Espaço agrário
Formação do indivíduo crítico.
title_short O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA
title_full O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA
title_fullStr O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA
title_full_unstemmed O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA
title_sort O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO VEICULADO PELOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO AGRÁRIO BRASILEIRO: REFLEXÕES PARA UMA GEOGRAFIA CRÍTICA EM SALA DE AULA
author Vieira, Noemia Ramos
author_facet Vieira, Noemia Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Noemia Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar
Ensino de Geografia
PCNs
Espaço agrário
Formação do indivíduo crítico.
topic Educação escolar
Ensino de Geografia
PCNs
Espaço agrário
Formação do indivíduo crítico.
description A Geografia escolar, constitui um dos instrumentos da educação escolar para conscientizar o indivíduo sobre a sua realidade espacial. Voltando os olhos para as contradições socioeconômicas que emergem atualmente no campo brasileiro, defendemos que essa disciplina deva colocar o aluno em contato com um conhecimento que o leve a desvendar criticamente essa dimensão do espaço nacional. No entanto, a análise que realizamos do conhecimento geográfico existente nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Geografia levou-nos a detectar que o modo como o espaço agrário brasileiro foi caracterizado no referido documento poderá comprometer a formação da consciência crítica do aluno sobre a realidade. O presente texto tem como objetivo contribuir com algumas reflexões críticas a respeito do conhecimento geográfico veiculado pelos P.C.Ns Geografia, mais especificamente das concepções utilizadas por seus autores para a caracterização do espaço agrário brasileiro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1478
10.47946/rnera.v0i4.1478
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1478
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i4.1478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/1478/1454
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 4 (7); 29-41
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048083862781952