O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Felipe Moretto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Azevedo, Sandra de Castro de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/7988
Resumo: A luta pela terra é realizada por meio de várias frentes. A Educação do Campo é uma delas e resultou em vários marcos legais que definem suas especificidades em defesa das populações rurais. Dentre esses marcos destacamos o Programa Nacional do Livro Didático do Campo, que possibilitou às escolas rurais acesso a livros didáticos adequados aos modos de vida e trabalho do campo. O objetivo deste artigo é a análise dos conteúdos de geografia presentes no material do Ensino Fundamental I do ano de 2016, buscando apontar se os conteúdos estão adequados à proposta de construção da Educação do Campo. A análise da política que resultou no livro didático pautou-se no Ciclo de Política de Ball e Bowe, e a análise do conteúdo do livro na perspectiva da Geografia Crítica. A pesquisa embasou-se em revisão bibliográfica e de leis e análise do material dos livros que compõem a coleção adotada no município de Alfenas - MG. A pesquisa diagnosticou que o conteúdo dos livros didáticos de geografia do PNLD Campo atende à proposta de Educação do Campo, evidenciando assim a potencialidade dessa política e indica também possíveis adequações dos conteúdos de forma a fortalecer a proposta e endossar que o conteúdo de geografia pode contribuir de forma fundamental à emancipação dos sujeitos. Como citar este artigo:MOURA, Felipe Moretto; AZEVEDO, Sandra de Castro de. O livro didático de geografia do PNLD Campo e suas contribuições na luta pela terra. Revista NERA, v. 24, n. 58, p. 56-80, mai.-ago., 2021.
id UNESP-25_7860bc2d171f81b8261cecf02c785534
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/7988
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografíaEducação no campoescolas ruraislivro didático de geografiaPNLD – Campo.A luta pela terra é realizada por meio de várias frentes. A Educação do Campo é uma delas e resultou em vários marcos legais que definem suas especificidades em defesa das populações rurais. Dentre esses marcos destacamos o Programa Nacional do Livro Didático do Campo, que possibilitou às escolas rurais acesso a livros didáticos adequados aos modos de vida e trabalho do campo. O objetivo deste artigo é a análise dos conteúdos de geografia presentes no material do Ensino Fundamental I do ano de 2016, buscando apontar se os conteúdos estão adequados à proposta de construção da Educação do Campo. A análise da política que resultou no livro didático pautou-se no Ciclo de Política de Ball e Bowe, e a análise do conteúdo do livro na perspectiva da Geografia Crítica. A pesquisa embasou-se em revisão bibliográfica e de leis e análise do material dos livros que compõem a coleção adotada no município de Alfenas - MG. A pesquisa diagnosticou que o conteúdo dos livros didáticos de geografia do PNLD Campo atende à proposta de Educação do Campo, evidenciando assim a potencialidade dessa política e indica também possíveis adequações dos conteúdos de forma a fortalecer a proposta e endossar que o conteúdo de geografia pode contribuir de forma fundamental à emancipação dos sujeitos. Como citar este artigo:MOURA, Felipe Moretto; AZEVEDO, Sandra de Castro de. O livro didático de geografia do PNLD Campo e suas contribuições na luta pela terra. Revista NERA, v. 24, n. 58, p. 56-80, mai.-ago., 2021.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/798810.47946/rnera.v0i58.7988REVISTA NERA; n. 58 (24); 56-801806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/7988/6099Copyright (c) 2021 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Felipe MorettoAzevedo, Sandra de Castro de2021-05-23T17:16:59Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/7988Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-05-23T17:16:59Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía
title O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía
spellingShingle O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía
Moura, Felipe Moretto
Educação no campo
escolas rurais
livro didático de geografia
PNLD – Campo.
title_short O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía
title_full O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía
title_fullStr O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía
title_full_unstemmed O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía
title_sort O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO PNLD CAMPO E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA LUTA PELA TERRA / Rural schools, the education for and by the countryside and geography textbook / Escuelas rurales, educación del campo y el libro didáctico de geografía
author Moura, Felipe Moretto
author_facet Moura, Felipe Moretto
Azevedo, Sandra de Castro de
author_role author
author2 Azevedo, Sandra de Castro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Felipe Moretto
Azevedo, Sandra de Castro de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação no campo
escolas rurais
livro didático de geografia
PNLD – Campo.
topic Educação no campo
escolas rurais
livro didático de geografia
PNLD – Campo.
description A luta pela terra é realizada por meio de várias frentes. A Educação do Campo é uma delas e resultou em vários marcos legais que definem suas especificidades em defesa das populações rurais. Dentre esses marcos destacamos o Programa Nacional do Livro Didático do Campo, que possibilitou às escolas rurais acesso a livros didáticos adequados aos modos de vida e trabalho do campo. O objetivo deste artigo é a análise dos conteúdos de geografia presentes no material do Ensino Fundamental I do ano de 2016, buscando apontar se os conteúdos estão adequados à proposta de construção da Educação do Campo. A análise da política que resultou no livro didático pautou-se no Ciclo de Política de Ball e Bowe, e a análise do conteúdo do livro na perspectiva da Geografia Crítica. A pesquisa embasou-se em revisão bibliográfica e de leis e análise do material dos livros que compõem a coleção adotada no município de Alfenas - MG. A pesquisa diagnosticou que o conteúdo dos livros didáticos de geografia do PNLD Campo atende à proposta de Educação do Campo, evidenciando assim a potencialidade dessa política e indica também possíveis adequações dos conteúdos de forma a fortalecer a proposta e endossar que o conteúdo de geografia pode contribuir de forma fundamental à emancipação dos sujeitos. Como citar este artigo:MOURA, Felipe Moretto; AZEVEDO, Sandra de Castro de. O livro didático de geografia do PNLD Campo e suas contribuições na luta pela terra. Revista NERA, v. 24, n. 58, p. 56-80, mai.-ago., 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/7988
10.47946/rnera.v0i58.7988
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/7988
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v0i58.7988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/7988/6099
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA NERA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA NERA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 58 (24); 56-80
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048086817669120