EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista NERA |
Texto Completo: | https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841 |
Resumo: | A Educação do Campo está diretamente ligada a disputa de projetos para o campo e vincula-se à luta pela reforma agrária e aos movimentos sociais, contribuindo diretamente para a construção de um projeto educativo que prioriza e respeita o ser humano em suas diferentes culturas, que o respeita enquanto classe trabalhadora protagonista das transformações necessárias a uma vida plena. Esse artigo tem como objetivo analisar a proposta de Educação do Campo, projeto de Educação e de sociedade ainda em construção, que se contrapõe ao modelo de desenvolvimento capitalista para o campo expresso no modelo agronegócio -exportador. Toma-se como referência pesquisa documental e bibliográfica realizada e a análise da experiência de uma escola do campo no Assentamento Roseli Nunes, no estado do Mato Grosso.[1] Este artigo é resultado de pesquisa dissertativa, contou com financiamento CAPES. |
id |
UNESP-25_d97beb3d4ac72ec2d08e375dc2d5c679 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5841 |
network_acronym_str |
UNESP-25 |
network_name_str |
Revista NERA |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countrysideEducaçãoEducação do Campomovimentos sociaisA Educação do Campo está diretamente ligada a disputa de projetos para o campo e vincula-se à luta pela reforma agrária e aos movimentos sociais, contribuindo diretamente para a construção de um projeto educativo que prioriza e respeita o ser humano em suas diferentes culturas, que o respeita enquanto classe trabalhadora protagonista das transformações necessárias a uma vida plena. Esse artigo tem como objetivo analisar a proposta de Educação do Campo, projeto de Educação e de sociedade ainda em construção, que se contrapõe ao modelo de desenvolvimento capitalista para o campo expresso no modelo agronegócio -exportador. Toma-se como referência pesquisa documental e bibliográfica realizada e a análise da experiência de uma escola do campo no Assentamento Roseli Nunes, no estado do Mato Grosso.[1] Este artigo é resultado de pesquisa dissertativa, contou com financiamento CAPES.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/584110.47946/rnera.v21i45.5841REVISTA NERA; n. 45 (21): DOSSIÊ SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE; 50-711806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841/4595Copyright (c) 2018 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerino Rosa Lima, Eloísa AparecidaFernandes, Silvia Aparecida de Sousa2021-01-07T01:26:03Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5841Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:26:03Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside |
title |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida Educação Educação do Campo movimentos sociais |
title_short |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside |
title_full |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside |
title_sort |
EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside |
author |
Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida |
author_facet |
Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação do Campo movimentos sociais |
topic |
Educação Educação do Campo movimentos sociais |
description |
A Educação do Campo está diretamente ligada a disputa de projetos para o campo e vincula-se à luta pela reforma agrária e aos movimentos sociais, contribuindo diretamente para a construção de um projeto educativo que prioriza e respeita o ser humano em suas diferentes culturas, que o respeita enquanto classe trabalhadora protagonista das transformações necessárias a uma vida plena. Esse artigo tem como objetivo analisar a proposta de Educação do Campo, projeto de Educação e de sociedade ainda em construção, que se contrapõe ao modelo de desenvolvimento capitalista para o campo expresso no modelo agronegócio -exportador. Toma-se como referência pesquisa documental e bibliográfica realizada e a análise da experiência de uma escola do campo no Assentamento Roseli Nunes, no estado do Mato Grosso.[1] Este artigo é resultado de pesquisa dissertativa, contou com financiamento CAPES. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841 10.47946/rnera.v21i45.5841 |
url |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841 |
identifier_str_mv |
10.47946/rnera.v21i45.5841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841/4595 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA NERA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA NERA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA NERA; n. 45 (21): DOSSIÊ SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE; 50-71 1806-6755 reponame:Revista NERA instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista NERA |
collection |
Revista NERA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br |
_version_ |
1797048085988245504 |