EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista NERA
Texto Completo: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841
Resumo: A Educação do Campo está diretamente ligada a disputa de projetos para o campo e vincula-se à luta pela reforma agrária e aos movimentos sociais, contribuindo diretamente para a construção de um projeto educativo que prioriza e respeita o ser humano em suas diferentes culturas, que o respeita enquanto classe trabalhadora protagonista das transformações necessárias a uma vida plena. Esse artigo tem como objetivo analisar a proposta de Educação do Campo, projeto de Educação e de sociedade ainda em construção, que se contrapõe ao modelo de desenvolvimento capitalista para o campo expresso no modelo agronegócio -exportador. Toma-se como referência pesquisa documental e bibliográfica realizada e a análise da experiência de uma escola do campo no Assentamento Roseli Nunes, no estado do Mato Grosso.[1] Este artigo é resultado de pesquisa dissertativa, contou com financiamento CAPES.
id UNESP-25_d97beb3d4ac72ec2d08e375dc2d5c679
oai_identifier_str oai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5841
network_acronym_str UNESP-25
network_name_str Revista NERA
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countrysideEducaçãoEducação do Campomovimentos sociaisA Educação do Campo está diretamente ligada a disputa de projetos para o campo e vincula-se à luta pela reforma agrária e aos movimentos sociais, contribuindo diretamente para a construção de um projeto educativo que prioriza e respeita o ser humano em suas diferentes culturas, que o respeita enquanto classe trabalhadora protagonista das transformações necessárias a uma vida plena. Esse artigo tem como objetivo analisar a proposta de Educação do Campo, projeto de Educação e de sociedade ainda em construção, que se contrapõe ao modelo de desenvolvimento capitalista para o campo expresso no modelo agronegócio -exportador. Toma-se como referência pesquisa documental e bibliográfica realizada e a análise da experiência de uma escola do campo no Assentamento Roseli Nunes, no estado do Mato Grosso.[1] Este artigo é resultado de pesquisa dissertativa, contou com financiamento CAPES.Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/584110.47946/rnera.v21i45.5841REVISTA NERA; n. 45 (21): DOSSIÊ SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE; 50-711806-6755reponame:Revista NERAinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841/4595Copyright (c) 2018 REVISTA NERAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCerino Rosa Lima, Eloísa AparecidaFernandes, Silvia Aparecida de Sousa2021-01-07T01:26:03Zoai:ojs.revista.fct.unesp.br:article/5841Revistahttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/indexPUBhttps://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/oairevistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br1806-67551806-6755opendoar:2021-01-07T01:26:03Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
title EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
spellingShingle EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida
Educação
Educação do Campo
movimentos sociais
title_short EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
title_full EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
title_fullStr EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
title_sort EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E DE VIDA PARA O CAMPO/Rural Education Education as a project of development and of life for the countryside
author Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida
author_facet Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
author_role author
author2 Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerino Rosa Lima, Eloísa Aparecida
Fernandes, Silvia Aparecida de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação do Campo
movimentos sociais
topic Educação
Educação do Campo
movimentos sociais
description A Educação do Campo está diretamente ligada a disputa de projetos para o campo e vincula-se à luta pela reforma agrária e aos movimentos sociais, contribuindo diretamente para a construção de um projeto educativo que prioriza e respeita o ser humano em suas diferentes culturas, que o respeita enquanto classe trabalhadora protagonista das transformações necessárias a uma vida plena. Esse artigo tem como objetivo analisar a proposta de Educação do Campo, projeto de Educação e de sociedade ainda em construção, que se contrapõe ao modelo de desenvolvimento capitalista para o campo expresso no modelo agronegócio -exportador. Toma-se como referência pesquisa documental e bibliográfica realizada e a análise da experiência de uma escola do campo no Assentamento Roseli Nunes, no estado do Mato Grosso.[1] Este artigo é resultado de pesquisa dissertativa, contou com financiamento CAPES.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841
10.47946/rnera.v21i45.5841
url https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841
identifier_str_mv 10.47946/rnera.v21i45.5841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5841/4595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA NERA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA NERA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente FCT/UNESP
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA NERA; n. 45 (21): DOSSIÊ SOBRE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE; 50-71
1806-6755
reponame:Revista NERA
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista NERA
collection Revista NERA
repository.name.fl_str_mv Revista NERA - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revistanera@fct.unesp.br || revistanera@fct.unesp.br
_version_ 1797048085988245504