FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Maria Elisabete
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326
Resumo: o presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva.
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