FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326 |
Resumo: | o presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva. |
id |
UNESP-28_195f533272129d33a473ac74ee16aeff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7326 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIALo presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/732610.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 1 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 1 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 1 (2017)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326/4636MENDES, Maria Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-24T13:31:46Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7326Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:31:46Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL MENDES, Maria Elisabete |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL |
author |
MENDES, Maria Elisabete |
author_facet |
MENDES, Maria Elisabete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENDES, Maria Elisabete |
description |
o presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326/4636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 1 (2017) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 1 (2017) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 1 (2017) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041697075494912 |