FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, Maria Elisabete
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
DOI: 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326
Resumo: o presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva.
id UNESP-28_195f533272129d33a473ac74ee16aeff
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7326
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
spelling FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIALo presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva.Faculdade de Filosofia e Ciências2018-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/732610.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 1 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 1 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 1 (2017)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326/4636MENDES, Maria Elisabeteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-24T13:31:46Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7326Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:31:46Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
MENDES, Maria Elisabete
MENDES, Maria Elisabete
title_short FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
title_sort FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
author MENDES, Maria Elisabete
author_facet MENDES, Maria Elisabete
MENDES, Maria Elisabete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENDES, Maria Elisabete
description o presente artigo apresenta, de modo global, algumas das questões relativas à formação inicial de professores em educação especial, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens com necessidades especiais. Nesse âmbito, é enfatizada a importância da investigação, considerando que a implementação dos seus resultados na intervenção pode ajudar a promover o desenvolvimento de um ensino mais inclusivo, através de práticas baseadas na evidência. Uma das questões centrais aqui abordada, prende-se com a qualidade da formação ministrada pelas instituições de ensino superior e com as competências a desenvolver pelos professores para que sejam capazes de reconhecer e valorizar a diversidade. No sentido de explicitar alguns dos padrões de qualidade que devem ser acautelados na formação de professores para a inclusão, são sistematizados os princípios-chave preconizados pela Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial, bem como algumas das diretrizes de organizações nacionais (Conselho Nacional de Educação) e internacionais (Council for Excepcional Children e Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura). Salienta-se, assim, a responsabilidade dos formadores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam a educação inclusiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326
10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7326/4636
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 1 (2017)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 1 (2017)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 1 (2017)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1822178795200708608
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.02.p11