REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5759 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de uma aluna surda, buscando subsídios paraavanços em relação às perspectivas de inclusão dessa população. Para cumprir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo que teve como fonte de dados: observações em sala de aula regular e em atividades extraclasse; entrevistas semiestruturadas com os pais da criança, professora e coordenadora da escola e; leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Os resultados indicaram que a principal preocupação da gestão escolar refere-se às questões estruturais, principalmente, aquelas relacionadas ao número de alunos na sala de aula. A professora mencionou despreparo para lidar com tal processo e a mãe relatou não observar diiculdades de interação e comunicação entre a ilha e os colegas da escola. Em relação às práticas pedagógicas foi observada, em sala de aula, uma desarticulação entre as atividades realizadas com os alunos e a criança surda, que muitas vezes dedica seu tempo a atividades lúdicas descontextualizadas do processo de ensino-aprendizagem. Os dados permitiram concluir que, o processode inclusão do sujeito surdo em questão é restrito aos aspectos estruturais, desconsiderando, muitas vezes, as peculiaridadeslinguísticas, culturais e pedagógicas da surdez. |
id |
UNESP-28_201384fd1b7c15af120d0f79770a2ee8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5759 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDAEste estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de uma aluna surda, buscando subsídios paraavanços em relação às perspectivas de inclusão dessa população. Para cumprir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo que teve como fonte de dados: observações em sala de aula regular e em atividades extraclasse; entrevistas semiestruturadas com os pais da criança, professora e coordenadora da escola e; leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Os resultados indicaram que a principal preocupação da gestão escolar refere-se às questões estruturais, principalmente, aquelas relacionadas ao número de alunos na sala de aula. A professora mencionou despreparo para lidar com tal processo e a mãe relatou não observar diiculdades de interação e comunicação entre a ilha e os colegas da escola. Em relação às práticas pedagógicas foi observada, em sala de aula, uma desarticulação entre as atividades realizadas com os alunos e a criança surda, que muitas vezes dedica seu tempo a atividades lúdicas descontextualizadas do processo de ensino-aprendizagem. Os dados permitiram concluir que, o processode inclusão do sujeito surdo em questão é restrito aos aspectos estruturais, desconsiderando, muitas vezes, as peculiaridadeslinguísticas, culturais e pedagógicas da surdez.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/575910.36311/2358-8845.2015.v2n02.5759Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5759/3940SANTOS, Maria Eloisa dosBAGAROLLO, Maria Fernandainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:35:50Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5759Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:35:50Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA |
title |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA SANTOS, Maria Eloisa dos |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE AS PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS EM ESCOLA REGULAR DE UMA CRIANÇA SURDA |
author |
SANTOS, Maria Eloisa dos |
author_facet |
SANTOS, Maria Eloisa dos BAGAROLLO, Maria Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
BAGAROLLO, Maria Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Maria Eloisa dos BAGAROLLO, Maria Fernanda |
description |
Este estudo teve como objetivo analisar o processo de inclusão escolar de uma aluna surda, buscando subsídios paraavanços em relação às perspectivas de inclusão dessa população. Para cumprir esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo que teve como fonte de dados: observações em sala de aula regular e em atividades extraclasse; entrevistas semiestruturadas com os pais da criança, professora e coordenadora da escola e; leitura e análise do Projeto Político Pedagógico da escola. Os resultados indicaram que a principal preocupação da gestão escolar refere-se às questões estruturais, principalmente, aquelas relacionadas ao número de alunos na sala de aula. A professora mencionou despreparo para lidar com tal processo e a mãe relatou não observar diiculdades de interação e comunicação entre a ilha e os colegas da escola. Em relação às práticas pedagógicas foi observada, em sala de aula, uma desarticulação entre as atividades realizadas com os alunos e a criança surda, que muitas vezes dedica seu tempo a atividades lúdicas descontextualizadas do processo de ensino-aprendizagem. Os dados permitiram concluir que, o processode inclusão do sujeito surdo em questão é restrito aos aspectos estruturais, desconsiderando, muitas vezes, as peculiaridadeslinguísticas, culturais e pedagógicas da surdez. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5759 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5759 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5759 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5759/3940 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041696996851712 |