AS CONTRIBUIÇÕES DO INDEX PARA A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5294 |
Resumo: | O presente artigo objetiva discutir as contribuições do Index para a Inclusão, material criado por Booth e Ainscow(2000, 2002, 2011), que tem por intuito fundamentar uma formação continuada ou inicial com base em questionamentos ereflexões acerca dos processos de exclusão escolar. Para tanto, iniciaremos apresentando o Index para, em seguida, trazer alguns dados de pesquisas recentes coordenadas por nossa equipe em diferentes contextos, todas utilizando o Index. Subsequentemente, discutiremos seus impactos tendo por objetivo último argumentar que o Index constitui-se em material extremamente rico não apenas para as escolas, mas adaptável a qualquer instituição que deseje rever suas culturas, políticas e práticas de exclusão e combate-las em direção à inclusão. O tipo de pesquisa que nos permite realizar estes trabalhos é a pesquisa-ação, e aqui relataremos três contextos diferenciados: uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal, outra em uma Escola de Governo do Tribunal Estadual de Contas, e a terceira com uma equipe gestora de educação da rede municipal do estado do Rio de Janeiro. |
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AS CONTRIBUIÇÕES DO INDEX PARA A INCLUSÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORESO presente artigo objetiva discutir as contribuições do Index para a Inclusão, material criado por Booth e Ainscow(2000, 2002, 2011), que tem por intuito fundamentar uma formação continuada ou inicial com base em questionamentos ereflexões acerca dos processos de exclusão escolar. Para tanto, iniciaremos apresentando o Index para, em seguida, trazer alguns dados de pesquisas recentes coordenadas por nossa equipe em diferentes contextos, todas utilizando o Index. Subsequentemente, discutiremos seus impactos tendo por objetivo último argumentar que o Index constitui-se em material extremamente rico não apenas para as escolas, mas adaptável a qualquer instituição que deseje rever suas culturas, políticas e práticas de exclusão e combate-las em direção à inclusão. O tipo de pesquisa que nos permite realizar estes trabalhos é a pesquisa-ação, e aqui relataremos três contextos diferenciados: uma pesquisa realizada em uma escola pública municipal, outra em uma Escola de Governo do Tribunal Estadual de Contas, e a terceira com uma equipe gestora de educação da rede municipal do estado do Rio de Janeiro.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/529410.36311/2358-8845.2015.v2n1.5294Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 1 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5294/3707SANTOS, Mônica Pereira dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:34:06Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5294Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:34:06Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
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