Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, João Paulo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cruz-Santos, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12919
Resumo: Among the students most affected by COVID-19 are those with special educational needs, especially with regard to access to technological resources necessary for participation in distance education. This study aims to understand the existing technological resources, in a home context, for students with hearing impairment and visual impairment. The sample consists of 68 students, aged between two and nineteen, who attended public schools in Portugal. The analyzed data show that the computer is the most common equipment in households and, in terms of the internet, most of them have a connection whose quality varies from average to good. Regarding synchronous classes, the attendance rate varied between 60% and 100%, with an effect of the availability of resources on the level of attendance being observed. This study allowed us to know the current reality, with regard to the ability of families of children with special educational needs to provide the necessary resources for the participation and inclusion of their children in this teaching model, enabling an intervention to promote the educational success of these students.
id UNESP-28_41e0424b2ebbecc6179862db437a7575
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/12919
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Ensino a distância, COVID-19Among the students most affected by COVID-19 are those with special educational needs, especially with regard to access to technological resources necessary for participation in distance education. This study aims to understand the existing technological resources, in a home context, for students with hearing impairment and visual impairment. The sample consists of 68 students, aged between two and nineteen, who attended public schools in Portugal. The analyzed data show that the computer is the most common equipment in households and, in terms of the internet, most of them have a connection whose quality varies from average to good. Regarding synchronous classes, the attendance rate varied between 60% and 100%, with an effect of the availability of resources on the level of attendance being observed. This study allowed us to know the current reality, with regard to the ability of families of children with special educational needs to provide the necessary resources for the participation and inclusion of their children in this teaching model, enabling an intervention to promote the educational success of these students.Entre os alunos mais afetados pela COVID-19 estão aqueles que apresentam necessidades educativas especiais, sobretudo, no que concerne o acesso aos recursos tecnológicos necessários à participação no ensino a distância. O presente estudo pretende compreender os recursos tecnológicos existentes, em contexto domiciliário, a alunos com deficiência auditiva e deficiência visual. A amostra é constituída por 68 alunos, com idades compreendidas entre os dois e os dezanove anos, que frequentavam escolas da rede pública em Portugal. Os dados analisados evidenciam que o computador é o equipamento mais presente nos domicílios e, ao nível da internet, a maioria dispõe de uma ligação cuja qualidade varia de média a boa. Relativamente às aulas síncronas, a taxa de frequência variou entre os 60% e os 100%, tendo sido observado um efeito da disponibilidade de recursos sobre o nível de frequência. Este estudo permitiu conhecer a realidade atual, no que diz respeito à capacidade das famílias de crianças com necessidades educativas especiais para proporcionarem os recursos necessários à participação e inclusão dos seus filhos neste modelo de ensino, possibilitando uma intervenção atempada com vista ao sucesso educativo destes alunos.Faculdade de Filosofia e Ciências2021-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/1291910.36311/2358-8845.2021.v8n2.p149-160Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 8 n. 2 (2021): Dossiê - Discapacidad: nuevas intersecciones en tiempos de pandemia; 149-160Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 8 No. 2 (2021): Dossiê - Discapacidad: nuevas intersecciones en tiempos de pandemia; 149-160Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Dossiê - Discapacidad: nuevas intersecciones en tiempos de pandemia; 149-1602764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12919/8682Copyright (c) 2021 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIALhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, João PauloCruz-Santos, Anabela2022-05-02T10:45:41Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/12919Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2022-05-02T10:45:41Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
title Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
spellingShingle Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
Saraiva, João Paulo
Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Ensino a distância, COVID-19
title_short Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
title_full Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
title_fullStr Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
title_full_unstemmed Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
title_sort Um estudo nacional sobre o ensino a distância aplicado em alunos com deficiência auditiva e deficiência visual face à covid-19
author Saraiva, João Paulo
author_facet Saraiva, João Paulo
Cruz-Santos, Anabela
author_role author
author2 Cruz-Santos, Anabela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, João Paulo
Cruz-Santos, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Ensino a distância, COVID-19
topic Deficiência Auditiva, Deficiência Visual, Ensino a distância, COVID-19
description Among the students most affected by COVID-19 are those with special educational needs, especially with regard to access to technological resources necessary for participation in distance education. This study aims to understand the existing technological resources, in a home context, for students with hearing impairment and visual impairment. The sample consists of 68 students, aged between two and nineteen, who attended public schools in Portugal. The analyzed data show that the computer is the most common equipment in households and, in terms of the internet, most of them have a connection whose quality varies from average to good. Regarding synchronous classes, the attendance rate varied between 60% and 100%, with an effect of the availability of resources on the level of attendance being observed. This study allowed us to know the current reality, with regard to the ability of families of children with special educational needs to provide the necessary resources for the participation and inclusion of their children in this teaching model, enabling an intervention to promote the educational success of these students.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12919
10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p149-160
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12919
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2021.v8n2.p149-160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/12919/8682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REVISTA DIÁLOGOS E PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 8 n. 2 (2021): Dossiê - Discapacidad: nuevas intersecciones en tiempos de pandemia; 149-160
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 8 No. 2 (2021): Dossiê - Discapacidad: nuevas intersecciones en tiempos de pandemia; 149-160
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Dossiê - Discapacidad: nuevas intersecciones en tiempos de pandemia; 149-160
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041696474660864