TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5755 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta considerações sobre os recursos das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)para inclusão escolar da criança com autismo, como também dispositivos que visam favorecer estratégias de coping para a família. O Projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) é baseado em estratégias para facilitar a interação e a comunicação de crianças com autismo. O projeto inclui o desenvolvimento de ferramentas digitais que colaboram para a inclusão da criança com autismo, aprendizagem de Português, Matemática e Música, visando também contribuir para melhorar a comunicação da criança com seus responsáveis e tutores, através de jogos computacionais e atividades lúdicas. O projeto inclui um Sistema Gerenciador que concentra todos os dados de uso dos jogos e atividades para a geração de relatórios cientíicos,permitindo a análise da evolução das crianças, em grupos ou individualmente, a im de decidir sobre novos níveis dos jogos epermitir o aprimoramento do próprio sistema como um todo. Além das ferramentas computacionais, um dos grandes desaios para o desenvolvimento de um plano de assistência ao autismo, está no uso de recursos que favoreçam e viabilizem a sua interação com o seu campo relacional. Partimos da hipótese de que a interação dialógica consiste no pré-requisito essencial ao favorecimento das relações entre a pessoa autista e sua família. Nesse contexto, o trabalho contempla também a assistência e acolhida da família. As possibilidades advindas da metodologia dialógica possibilitam o desenvolvimento de ferramentas para o favorecimento do coping entre a pessoa autista e sua família. |
id |
UNESP-28_5330d6feb2320d074d1bfa9e992be01e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5755 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMOO presente trabalho apresenta considerações sobre os recursos das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)para inclusão escolar da criança com autismo, como também dispositivos que visam favorecer estratégias de coping para a família. O Projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) é baseado em estratégias para facilitar a interação e a comunicação de crianças com autismo. O projeto inclui o desenvolvimento de ferramentas digitais que colaboram para a inclusão da criança com autismo, aprendizagem de Português, Matemática e Música, visando também contribuir para melhorar a comunicação da criança com seus responsáveis e tutores, através de jogos computacionais e atividades lúdicas. O projeto inclui um Sistema Gerenciador que concentra todos os dados de uso dos jogos e atividades para a geração de relatórios cientíicos,permitindo a análise da evolução das crianças, em grupos ou individualmente, a im de decidir sobre novos níveis dos jogos epermitir o aprimoramento do próprio sistema como um todo. Além das ferramentas computacionais, um dos grandes desaios para o desenvolvimento de um plano de assistência ao autismo, está no uso de recursos que favoreçam e viabilizem a sua interação com o seu campo relacional. Partimos da hipótese de que a interação dialógica consiste no pré-requisito essencial ao favorecimento das relações entre a pessoa autista e sua família. Nesse contexto, o trabalho contempla também a assistência e acolhida da família. As possibilidades advindas da metodologia dialógica possibilitam o desenvolvimento de ferramentas para o favorecimento do coping entre a pessoa autista e sua família.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/575510.36311/2358-8845.2015.v2n02.5755Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5755/3936CAMINHA, Vera L. P. S.CAMINHA, Adriano de O.ALVES, Priscila P.SANTOS, Claudiana Prudência dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:35:52Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5755Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:35:52Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO |
title |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO CAMINHA, Vera L. P. S. |
title_short |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO |
title_full |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO |
title_sort |
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E COPING FAMILIAR PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM AUTISMO |
author |
CAMINHA, Vera L. P. S. |
author_facet |
CAMINHA, Vera L. P. S. CAMINHA, Adriano de O. ALVES, Priscila P. SANTOS, Claudiana Prudência dos |
author_role |
author |
author2 |
CAMINHA, Adriano de O. ALVES, Priscila P. SANTOS, Claudiana Prudência dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAMINHA, Vera L. P. S. CAMINHA, Adriano de O. ALVES, Priscila P. SANTOS, Claudiana Prudência dos |
description |
O presente trabalho apresenta considerações sobre os recursos das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação)para inclusão escolar da criança com autismo, como também dispositivos que visam favorecer estratégias de coping para a família. O Projeto ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas) é baseado em estratégias para facilitar a interação e a comunicação de crianças com autismo. O projeto inclui o desenvolvimento de ferramentas digitais que colaboram para a inclusão da criança com autismo, aprendizagem de Português, Matemática e Música, visando também contribuir para melhorar a comunicação da criança com seus responsáveis e tutores, através de jogos computacionais e atividades lúdicas. O projeto inclui um Sistema Gerenciador que concentra todos os dados de uso dos jogos e atividades para a geração de relatórios cientíicos,permitindo a análise da evolução das crianças, em grupos ou individualmente, a im de decidir sobre novos níveis dos jogos epermitir o aprimoramento do próprio sistema como um todo. Além das ferramentas computacionais, um dos grandes desaios para o desenvolvimento de um plano de assistência ao autismo, está no uso de recursos que favoreçam e viabilizem a sua interação com o seu campo relacional. Partimos da hipótese de que a interação dialógica consiste no pré-requisito essencial ao favorecimento das relações entre a pessoa autista e sua família. Nesse contexto, o trabalho contempla também a assistência e acolhida da família. As possibilidades advindas da metodologia dialógica possibilitam o desenvolvimento de ferramentas para o favorecimento do coping entre a pessoa autista e sua família. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5755 10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5755 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5755 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2015.v2n02.5755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5755/3936 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 02 (2015) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 02 (2015) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 02 (2015) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041696938131456 |