PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUARINELLO, Ana Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ALMEIDA, Fernanda Soares, FILIETAZ, Marta Rejane, SILVA, Ronaldo Quirino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos surdos universitários, na cidade de Curitiba, durante o ano de 2012.Aplicou-se um questionário semi-aberto com 18 discentes surdos universitários, com idades entre 19 e 43 anos, e que na época do estudo frequentavam o ensino superior na cidade de Curitiba. O questionário foi aplicado individualmente por meio da língua portuguesa na modalidade escrita. Os resultados demonstram que a maioria desses alunos que responderam ao questionário são do sexo masculino e estão cursando administração de empresas. A maioria ingressou no ensino superior por meio do vestibular e todos possuem intérprete neste nível de ensino. Também a maioria afirma apresentar dificuldades no uso da língua portuguesa. Percebeu-se neste estudo que a maioria dos surdos que frequenta o ensino superior enfrenta alguns percalços para acompanhar este nível de ensino, principalmente com relação ao uso da língua portuguesa. Faz-se necessário que está língua seja melhor trabalhada nas séries iniciais de ensino, para que estes alunos consigam acompanhar o nível superior de maneira mais justa e igualitária.
id UNESP-28_67fb8bb56d23627a93879b0160e96d50
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5296
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBAO objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos surdos universitários, na cidade de Curitiba, durante o ano de 2012.Aplicou-se um questionário semi-aberto com 18 discentes surdos universitários, com idades entre 19 e 43 anos, e que na época do estudo frequentavam o ensino superior na cidade de Curitiba. O questionário foi aplicado individualmente por meio da língua portuguesa na modalidade escrita. Os resultados demonstram que a maioria desses alunos que responderam ao questionário são do sexo masculino e estão cursando administração de empresas. A maioria ingressou no ensino superior por meio do vestibular e todos possuem intérprete neste nível de ensino. Também a maioria afirma apresentar dificuldades no uso da língua portuguesa. Percebeu-se neste estudo que a maioria dos surdos que frequenta o ensino superior enfrenta alguns percalços para acompanhar este nível de ensino, principalmente com relação ao uso da língua portuguesa. Faz-se necessário que está língua seja melhor trabalhada nas séries iniciais de ensino, para que estes alunos consigam acompanhar o nível superior de maneira mais justa e igualitária.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/529610.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 1 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296/3709GUARINELLO, Ana CristinaALMEIDA, Fernanda SoaresFILIETAZ, Marta RejaneSILVA, Ronaldo Quirino dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:34:06Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5296Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:34:06Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
title PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
spellingShingle PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
GUARINELLO, Ana Cristina
title_short PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
title_full PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
title_fullStr PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
title_full_unstemmed PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
title_sort PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
author GUARINELLO, Ana Cristina
author_facet GUARINELLO, Ana Cristina
ALMEIDA, Fernanda Soares
FILIETAZ, Marta Rejane
SILVA, Ronaldo Quirino da
author_role author
author2 ALMEIDA, Fernanda Soares
FILIETAZ, Marta Rejane
SILVA, Ronaldo Quirino da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUARINELLO, Ana Cristina
ALMEIDA, Fernanda Soares
FILIETAZ, Marta Rejane
SILVA, Ronaldo Quirino da
description O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos surdos universitários, na cidade de Curitiba, durante o ano de 2012.Aplicou-se um questionário semi-aberto com 18 discentes surdos universitários, com idades entre 19 e 43 anos, e que na época do estudo frequentavam o ensino superior na cidade de Curitiba. O questionário foi aplicado individualmente por meio da língua portuguesa na modalidade escrita. Os resultados demonstram que a maioria desses alunos que responderam ao questionário são do sexo masculino e estão cursando administração de empresas. A maioria ingressou no ensino superior por meio do vestibular e todos possuem intérprete neste nível de ensino. Também a maioria afirma apresentar dificuldades no uso da língua portuguesa. Percebeu-se neste estudo que a maioria dos surdos que frequenta o ensino superior enfrenta alguns percalços para acompanhar este nível de ensino, principalmente com relação ao uso da língua portuguesa. Faz-se necessário que está língua seja melhor trabalhada nas séries iniciais de ensino, para que estes alunos consigam acompanhar o nível superior de maneira mais justa e igualitária.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296
10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296/3709
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 1 (2015)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 1 (2015)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 1 (2015)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041696513458176