PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos surdos universitários, na cidade de Curitiba, durante o ano de 2012.Aplicou-se um questionário semi-aberto com 18 discentes surdos universitários, com idades entre 19 e 43 anos, e que na época do estudo frequentavam o ensino superior na cidade de Curitiba. O questionário foi aplicado individualmente por meio da língua portuguesa na modalidade escrita. Os resultados demonstram que a maioria desses alunos que responderam ao questionário são do sexo masculino e estão cursando administração de empresas. A maioria ingressou no ensino superior por meio do vestibular e todos possuem intérprete neste nível de ensino. Também a maioria afirma apresentar dificuldades no uso da língua portuguesa. Percebeu-se neste estudo que a maioria dos surdos que frequenta o ensino superior enfrenta alguns percalços para acompanhar este nível de ensino, principalmente com relação ao uso da língua portuguesa. Faz-se necessário que está língua seja melhor trabalhada nas séries iniciais de ensino, para que estes alunos consigam acompanhar o nível superior de maneira mais justa e igualitária. |
id |
UNESP-28_67fb8bb56d23627a93879b0160e96d50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5296 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBAO objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos surdos universitários, na cidade de Curitiba, durante o ano de 2012.Aplicou-se um questionário semi-aberto com 18 discentes surdos universitários, com idades entre 19 e 43 anos, e que na época do estudo frequentavam o ensino superior na cidade de Curitiba. O questionário foi aplicado individualmente por meio da língua portuguesa na modalidade escrita. Os resultados demonstram que a maioria desses alunos que responderam ao questionário são do sexo masculino e estão cursando administração de empresas. A maioria ingressou no ensino superior por meio do vestibular e todos possuem intérprete neste nível de ensino. Também a maioria afirma apresentar dificuldades no uso da língua portuguesa. Percebeu-se neste estudo que a maioria dos surdos que frequenta o ensino superior enfrenta alguns percalços para acompanhar este nível de ensino, principalmente com relação ao uso da língua portuguesa. Faz-se necessário que está língua seja melhor trabalhada nas séries iniciais de ensino, para que estes alunos consigam acompanhar o nível superior de maneira mais justa e igualitária.Faculdade de Filosofia e Ciências2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/529610.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 1 (2015)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 1 (2015)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296/3709GUARINELLO, Ana CristinaALMEIDA, Fernanda SoaresFILIETAZ, Marta RejaneSILVA, Ronaldo Quirino dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-29T14:34:06Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/5296Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-07-29T14:34:06Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA |
title |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA |
spellingShingle |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA GUARINELLO, Ana Cristina |
title_short |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA |
title_full |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA |
title_fullStr |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA |
title_full_unstemmed |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA |
title_sort |
PERFIL DOS ALUNOS SURDOS INSERIDOS NO ENSINO SUPERIOR EM CURITIBA |
author |
GUARINELLO, Ana Cristina |
author_facet |
GUARINELLO, Ana Cristina ALMEIDA, Fernanda Soares FILIETAZ, Marta Rejane SILVA, Ronaldo Quirino da |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Fernanda Soares FILIETAZ, Marta Rejane SILVA, Ronaldo Quirino da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUARINELLO, Ana Cristina ALMEIDA, Fernanda Soares FILIETAZ, Marta Rejane SILVA, Ronaldo Quirino da |
description |
O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil dos surdos universitários, na cidade de Curitiba, durante o ano de 2012.Aplicou-se um questionário semi-aberto com 18 discentes surdos universitários, com idades entre 19 e 43 anos, e que na época do estudo frequentavam o ensino superior na cidade de Curitiba. O questionário foi aplicado individualmente por meio da língua portuguesa na modalidade escrita. Os resultados demonstram que a maioria desses alunos que responderam ao questionário são do sexo masculino e estão cursando administração de empresas. A maioria ingressou no ensino superior por meio do vestibular e todos possuem intérprete neste nível de ensino. Também a maioria afirma apresentar dificuldades no uso da língua portuguesa. Percebeu-se neste estudo que a maioria dos surdos que frequenta o ensino superior enfrenta alguns percalços para acompanhar este nível de ensino, principalmente com relação ao uso da língua portuguesa. Faz-se necessário que está língua seja melhor trabalhada nas séries iniciais de ensino, para que estes alunos consigam acompanhar o nível superior de maneira mais justa e igualitária. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296 10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2015.v2n1.5296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/5296/3709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 2 n. 1 (2015) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 No. 1 (2015) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 2 Núm. 1 (2015) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041696513458176 |