A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6541 |
Resumo: | Objetivou-se investigar se superdotados adultos mais velhos sempre apresentam inteligência emocional (IE) mais desenvolvida que os mais jovens. Os participantes foram dez adultos de 20 a 41 anos. O instrumento foi o Questionário de Competências da Inteligência Emocional e a análise foi quanti-qualitativa. Os resultados foram que superdotados com idades diferentes podem apresentar IE quantitativamente igual, mas qualitativamente diferente. Com a mesma idade podem apresentar IE quantitativa e qualitativamente diferentes. Superdotados mais jovens podem apresentar IE mais desenvolvida que os mais velhos e vice-versa. A IE se desenvolve por toda a vida e isto coloca para a educação a responsabilidade de fazer algo pelos adultos superdotados. Considera-se que a IE tem sido insuficientemente estudada no Brasil e que o seu desenvolvimento se reflete na sociedade como um todo. |
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Objetivou-se investigar se superdotados adultos mais velhos sempre apresentam inteligência emocional (IE) mais desenvolvida que os mais jovens. Os participantes foram dez adultos de 20 a 41 anos. O instrumento foi o Questionário de Competências da Inteligência Emocional e a análise foi quanti-qualitativa. Os resultados foram que superdotados com idades diferentes podem apresentar IE quantitativamente igual, mas qualitativamente diferente. Com a mesma idade podem apresentar IE quantitativa e qualitativamente diferentes. Superdotados mais jovens podem apresentar IE mais desenvolvida que os mais velhos e vice-versa. A IE se desenvolve por toda a vida e isto coloca para a educação a responsabilidade de fazer algo pelos adultos superdotados. Considera-se que a IE tem sido insuficientemente estudada no Brasil e que o seu desenvolvimento se reflete na sociedade como um todo. |
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