A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEUMANN, Patrícia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: VESTENA, Carla Luciane Blum
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6541
Resumo: Objetivou-se investigar se superdotados adultos mais velhos sempre apresentam inteligência emocional (IE) mais desenvolvida que os mais jovens. Os participantes foram dez adultos de 20 a 41 anos. O instrumento foi o Questionário de Competências da Inteligência Emocional e a análise foi quanti-qualitativa. Os resultados foram que superdotados com idades diferentes podem apresentar IE quantitativamente igual, mas qualitativamente diferente. Com a mesma idade podem apresentar IE quantitativa e qualitativamente diferentes. Superdotados mais jovens podem apresentar IE mais desenvolvida que os mais velhos e vice-versa. A IE se desenvolve por toda a vida e isto coloca para a educação a responsabilidade de fazer algo pelos adultos superdotados. Considera-se que a IE tem sido insuficientemente estudada no Brasil e que o seu desenvolvimento se reflete na sociedade como um todo.
id UNESP-28_87f0dfa6e3a78756fe02aaee17c748e4
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6541
network_acronym_str UNESP-28
network_name_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository_id_str
spelling A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃOObjetivou-se investigar se superdotados adultos mais velhos sempre apresentam inteligência emocional (IE) mais desenvolvida que os mais jovens. Os participantes foram dez adultos de 20 a 41 anos. O instrumento foi o Questionário de Competências da Inteligência Emocional e a análise foi quanti-qualitativa. Os resultados foram que superdotados com idades diferentes podem apresentar IE quantitativamente igual, mas qualitativamente diferente. Com a mesma idade podem apresentar IE quantitativa e qualitativamente diferentes. Superdotados mais jovens podem apresentar IE mais desenvolvida que os mais velhos e vice-versa. A IE se desenvolve por toda a vida e isto coloca para a educação a responsabilidade de fazer algo pelos adultos superdotados. Considera-se que a IE tem sido insuficientemente estudada no Brasil e que o seu desenvolvimento se reflete na sociedade como um todo.Faculdade de Filosofia e Ciências2016-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/654110.36311/2358-8845.2016.v3n1.08.p77Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 01 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 01 (2016)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 01 (2016)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6541/4303NEUMANN, PatríciaVESTENA, Carla Luciane Bluminfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-18T14:44:48Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/6541Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-05-18T14:44:48Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
spellingShingle A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
NEUMANN, Patrícia
title_short A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title_full A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title_fullStr A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title_full_unstemmed A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
title_sort A RELAÇÃO ENTRE IDADE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM ADULTOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
author NEUMANN, Patrícia
author_facet NEUMANN, Patrícia
VESTENA, Carla Luciane Blum
author_role author
author2 VESTENA, Carla Luciane Blum
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEUMANN, Patrícia
VESTENA, Carla Luciane Blum
description Objetivou-se investigar se superdotados adultos mais velhos sempre apresentam inteligência emocional (IE) mais desenvolvida que os mais jovens. Os participantes foram dez adultos de 20 a 41 anos. O instrumento foi o Questionário de Competências da Inteligência Emocional e a análise foi quanti-qualitativa. Os resultados foram que superdotados com idades diferentes podem apresentar IE quantitativamente igual, mas qualitativamente diferente. Com a mesma idade podem apresentar IE quantitativa e qualitativamente diferentes. Superdotados mais jovens podem apresentar IE mais desenvolvida que os mais velhos e vice-versa. A IE se desenvolve por toda a vida e isto coloca para a educação a responsabilidade de fazer algo pelos adultos superdotados. Considera-se que a IE tem sido insuficientemente estudada no Brasil e que o seu desenvolvimento se reflete na sociedade como um todo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6541
10.36311/2358-8845.2016.v3n1.08.p77
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6541
identifier_str_mv 10.36311/2358-8845.2016.v3n1.08.p77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/6541/4303
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 3 n. 01 (2016)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 No. 01 (2016)
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 3 Núm. 01 (2016)
2764-6440
2358-8845
reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
collection Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br
_version_ 1797041697025163264