EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7332 |
Resumo: | o presente estudo teve por objetivo identificar a atuação e as concepções de professores em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência. Além disso, buscou identificar as percepções desses professores em relação à participação da escola nesse processo e ao funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. Para coletar os dados foi utilizado um questionário, com perguntas fechadas, aplicado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental que está localizada no Distrito de Mosqueiro, Cidade de Belém. As respostas foram tabuladas no programa Microsoft Excel®, com elaboração de tabelas e gráficos para análises descritivas. Os resultados demonstram que os professores não se sentem aptos a trabalhar com essa clientela, embora sejam favoráveis ao processo de inclusão. Além disso, eles não consideram suas práticas pedagógicas ou avaliações satisfatórias para o processo de inclusão. Os professores mencionaram, ainda, a fundamental importância de adaptações curriculares. Sendo assim, é possível inferir que existe uma necessidade latente de um projeto de capacitação profissional e de formação continuada para estes professores, com foco para um planejamento em parceira entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e professor das séries comuns. Com isso, podem ser vislumbradas ações que proporcionem a permanência na escola regular e a aprendizagem dos alunos com deficiência. |
id |
UNESP-28_f89c4bf85c34135b37557fb6e41e415c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7332 |
network_acronym_str |
UNESP-28 |
network_name_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICAo presente estudo teve por objetivo identificar a atuação e as concepções de professores em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência. Além disso, buscou identificar as percepções desses professores em relação à participação da escola nesse processo e ao funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. Para coletar os dados foi utilizado um questionário, com perguntas fechadas, aplicado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental que está localizada no Distrito de Mosqueiro, Cidade de Belém. As respostas foram tabuladas no programa Microsoft Excel®, com elaboração de tabelas e gráficos para análises descritivas. Os resultados demonstram que os professores não se sentem aptos a trabalhar com essa clientela, embora sejam favoráveis ao processo de inclusão. Além disso, eles não consideram suas práticas pedagógicas ou avaliações satisfatórias para o processo de inclusão. Os professores mencionaram, ainda, a fundamental importância de adaptações curriculares. Sendo assim, é possível inferir que existe uma necessidade latente de um projeto de capacitação profissional e de formação continuada para estes professores, com foco para um planejamento em parceira entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e professor das séries comuns. Com isso, podem ser vislumbradas ações que proporcionem a permanência na escola regular e a aprendizagem dos alunos com deficiência.Faculdade de Filosofia e Ciências2017-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/733210.36311/2358-8845.2018.v4n1.08.p89Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 1 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 1 (2017)Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 1 (2017)2764-64402358-8845reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online)instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7332/4642PEREIRA, Bruna Fernanda PachecoXIMENES, Lenir Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-24T13:31:50Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/7332Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivasPUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/oaidialogoseperspectivas.marilia@unesp.br2764-64402358-8845opendoar:2020-03-24T13:31:50Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA |
title |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA PEREIRA, Bruna Fernanda Pacheco |
title_short |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA |
title_full |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA |
title_sort |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM OLHAR DO EDUCADOR DA ESCOLA PÚBLICA |
author |
PEREIRA, Bruna Fernanda Pacheco |
author_facet |
PEREIRA, Bruna Fernanda Pacheco XIMENES, Lenir Gomes |
author_role |
author |
author2 |
XIMENES, Lenir Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Bruna Fernanda Pacheco XIMENES, Lenir Gomes |
description |
o presente estudo teve por objetivo identificar a atuação e as concepções de professores em relação ao processo de inclusão de alunos com deficiência. Além disso, buscou identificar as percepções desses professores em relação à participação da escola nesse processo e ao funcionamento do Atendimento Educacional Especializado. Para coletar os dados foi utilizado um questionário, com perguntas fechadas, aplicado em uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental que está localizada no Distrito de Mosqueiro, Cidade de Belém. As respostas foram tabuladas no programa Microsoft Excel®, com elaboração de tabelas e gráficos para análises descritivas. Os resultados demonstram que os professores não se sentem aptos a trabalhar com essa clientela, embora sejam favoráveis ao processo de inclusão. Além disso, eles não consideram suas práticas pedagógicas ou avaliações satisfatórias para o processo de inclusão. Os professores mencionaram, ainda, a fundamental importância de adaptações curriculares. Sendo assim, é possível inferir que existe uma necessidade latente de um projeto de capacitação profissional e de formação continuada para estes professores, com foco para um planejamento em parceira entre o professor do Atendimento Educacional Especializado e professor das séries comuns. Com isso, podem ser vislumbradas ações que proporcionem a permanência na escola regular e a aprendizagem dos alunos com deficiência. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7332 10.36311/2358-8845.2018.v4n1.08.p89 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7332 |
identifier_str_mv |
10.36311/2358-8845.2018.v4n1.08.p89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/7332/4642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; v. 4 n. 1 (2017) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 No. 1 (2017) Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial; Vol. 4 Núm. 1 (2017) 2764-6440 2358-8845 reponame:Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
collection |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial (Online) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
dialogoseperspectivas.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797041697087029248 |