Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cuchinski,Ariela Suzan
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Caetano,Josiane, Dragunski,Douglas C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Eclética Química
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702010000400002
Resumo: No presente trabalho, foi investigado o comportamento do extrato aquoso e alcoólico da beterraba (Beta vulgaris) como um indicador ácido-base, tendo como objetivo principal despertar o interesse pelo uso dos indicadores naturais, como alternativa didática para transmissão dos conceitos de titulação, equilíbrio químico e a lei de Lambert-Beer. Para a realização dos experimentos foram utilizadas soluções padrão de ácido clorídrico (HCl), ácido acético e hidróxido de sódio (NaOH). Inicialmente foram feitos testes para avaliar a reversibilidade do sistema, e observou-se que a coloração passa de vermelho para amarela com adição de base e retorna para vermelho com adição do ácido, sendo possível sua utilização para explicação do equilíbrio químico. As análises de espectroscopia UV-vis mostraram que os espectros de absorção molecular na região do visível, apresentam diferentes característica, dando indícios que ocorreu modificação na estrutura do indicador em meio ácido e básico. Após as análises volumétricas constatou-se que os pontos de equivalência determinados com o indicador natural tiveram concordância com os obtidos pelo método potenciométrico. Além disso, os extratos aquosos e alcoólicos da beterraba apresentam potencial didático para a explicação da lei de Lambert-Beer, sendo que no meio ácido houve uma melhor correlação comparado com o meio básico.
id UNESP-29_4c870fc34ce7f73213e43fb1ac0da706
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-46702010000400002
network_acronym_str UNESP-29
network_name_str Eclética Química
repository_id_str
spelling Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-basebeterrabatitulaçãoindicador naturalNo presente trabalho, foi investigado o comportamento do extrato aquoso e alcoólico da beterraba (Beta vulgaris) como um indicador ácido-base, tendo como objetivo principal despertar o interesse pelo uso dos indicadores naturais, como alternativa didática para transmissão dos conceitos de titulação, equilíbrio químico e a lei de Lambert-Beer. Para a realização dos experimentos foram utilizadas soluções padrão de ácido clorídrico (HCl), ácido acético e hidróxido de sódio (NaOH). Inicialmente foram feitos testes para avaliar a reversibilidade do sistema, e observou-se que a coloração passa de vermelho para amarela com adição de base e retorna para vermelho com adição do ácido, sendo possível sua utilização para explicação do equilíbrio químico. As análises de espectroscopia UV-vis mostraram que os espectros de absorção molecular na região do visível, apresentam diferentes característica, dando indícios que ocorreu modificação na estrutura do indicador em meio ácido e básico. Após as análises volumétricas constatou-se que os pontos de equivalência determinados com o indicador natural tiveram concordância com os obtidos pelo método potenciométrico. Além disso, os extratos aquosos e alcoólicos da beterraba apresentam potencial didático para a explicação da lei de Lambert-Beer, sendo que no meio ácido houve uma melhor correlação comparado com o meio básico.Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702010000400002Eclética Química v.35 n.4 2010reponame:Eclética Químicainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S0100-46702010000400002info:eu-repo/semantics/openAccessCuchinski,Ariela SuzanCaetano,JosianeDragunski,Douglas C.por2011-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-46702010000400002Revistahttp://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/PUBhttps://revista.iq.unesp.br/ojs/index.php/ecletica/oaiecletica@ctrlk.com.br||ecletica@iq.unesp.br1678-46181678-4618opendoar:2011-08-23T00:00Eclética Química - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base
title Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base
spellingShingle Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base
Cuchinski,Ariela Suzan
beterraba
titulação
indicador natural
title_short Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base
title_full Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base
title_fullStr Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base
title_full_unstemmed Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base
title_sort Extração do corante da beterraba (Beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base
author Cuchinski,Ariela Suzan
author_facet Cuchinski,Ariela Suzan
Caetano,Josiane
Dragunski,Douglas C.
author_role author
author2 Caetano,Josiane
Dragunski,Douglas C.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cuchinski,Ariela Suzan
Caetano,Josiane
Dragunski,Douglas C.
dc.subject.por.fl_str_mv beterraba
titulação
indicador natural
topic beterraba
titulação
indicador natural
description No presente trabalho, foi investigado o comportamento do extrato aquoso e alcoólico da beterraba (Beta vulgaris) como um indicador ácido-base, tendo como objetivo principal despertar o interesse pelo uso dos indicadores naturais, como alternativa didática para transmissão dos conceitos de titulação, equilíbrio químico e a lei de Lambert-Beer. Para a realização dos experimentos foram utilizadas soluções padrão de ácido clorídrico (HCl), ácido acético e hidróxido de sódio (NaOH). Inicialmente foram feitos testes para avaliar a reversibilidade do sistema, e observou-se que a coloração passa de vermelho para amarela com adição de base e retorna para vermelho com adição do ácido, sendo possível sua utilização para explicação do equilíbrio químico. As análises de espectroscopia UV-vis mostraram que os espectros de absorção molecular na região do visível, apresentam diferentes característica, dando indícios que ocorreu modificação na estrutura do indicador em meio ácido e básico. Após as análises volumétricas constatou-se que os pontos de equivalência determinados com o indicador natural tiveram concordância com os obtidos pelo método potenciométrico. Além disso, os extratos aquosos e alcoólicos da beterraba apresentam potencial didático para a explicação da lei de Lambert-Beer, sendo que no meio ácido houve uma melhor correlação comparado com o meio básico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702010000400002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-46702010000400002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-46702010000400002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
publisher.none.fl_str_mv Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Eclética Química v.35 n.4 2010
reponame:Eclética Química
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Eclética Química
collection Eclética Química
repository.name.fl_str_mv Eclética Química - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ecletica@ctrlk.com.br||ecletica@iq.unesp.br
_version_ 1754734618737639424