Análise dos fatores que determinam a percepção de qualidade e o uso de serviços de atendimento presenciais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/888 |
Resumo: | Estudos indicam que muitos problemas ou incidentes que acontecem em serviços, ocorrem no momento de entrega, nas interações que acontecem entre os clientes e as equipes de linha de frente. Com efeito, empresas vêm optando por soluções que visem simplificar esse momento, utilizando a tecnologia como um meio para minimizar o contato entre clientes e funcionários. Porém, questiona-se: que aspectos são valorizados por quem prefere utilizar o atendimento presencial, com interface humanizada? Esse trabalho pretende explorar tal fenômeno, apresentando um estudo que objetiva identificar os aspectos valorizados pelo cliente que prefere o canal de atendimento presencial. O levantamento dos dados foi feito por meio de questionários, sendo que 242 usuários do serviço de atendimento ao aluno de uma instituição de ensino superior privada de grande porte responderam o mesmo adequadamente. Para análise, foram utilizadas técnicas estatísticas multivariadas (descritiva e fatorial). Os resultados elucidaram reflexões importantes para gestores que estão planejando migrar (ou que já migraram) as operações de atendimento exclusivamente para os canais online. A primeira, refere-se às diferenças encontradas no que tange ao canal de atendimento mais usado (canais online) e o preferido (online e face a face). Outra contribuição é a importância atribuída pelos usuários ao construto personalização. Palavras-chave: qualidade em serviços; atendimento; análise fatorial; servqual. |
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Análise dos fatores que determinam a percepção de qualidade e o uso de serviços de atendimento presenciaisEstudos indicam que muitos problemas ou incidentes que acontecem em serviços, ocorrem no momento de entrega, nas interações que acontecem entre os clientes e as equipes de linha de frente. Com efeito, empresas vêm optando por soluções que visem simplificar esse momento, utilizando a tecnologia como um meio para minimizar o contato entre clientes e funcionários. Porém, questiona-se: que aspectos são valorizados por quem prefere utilizar o atendimento presencial, com interface humanizada? Esse trabalho pretende explorar tal fenômeno, apresentando um estudo que objetiva identificar os aspectos valorizados pelo cliente que prefere o canal de atendimento presencial. O levantamento dos dados foi feito por meio de questionários, sendo que 242 usuários do serviço de atendimento ao aluno de uma instituição de ensino superior privada de grande porte responderam o mesmo adequadamente. Para análise, foram utilizadas técnicas estatísticas multivariadas (descritiva e fatorial). Os resultados elucidaram reflexões importantes para gestores que estão planejando migrar (ou que já migraram) as operações de atendimento exclusivamente para os canais online. A primeira, refere-se às diferenças encontradas no que tange ao canal de atendimento mais usado (canais online) e o preferido (online e face a face). Outra contribuição é a importância atribuída pelos usuários ao construto personalização. Palavras-chave: qualidade em serviços; atendimento; análise fatorial; servqual.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2012-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/88810.15675/gepros.v0i4.888Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; n. 4 (2010); 291984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/888/385Menezes, Liziane SilvaBorchardt, Miriaminfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-13T19:57:58Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/888Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2012-03-13T19:57:58GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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