Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1884 |
Resumo: | A gestão de marketing por meio de suas técnicas de pesquisas permite um maior entendimento das variáveis externas que influenciam na organização, através desta metodologia é possível avaliar o ambiente competitivo, a qual está inserida. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo empregar o método AHP para melhor identificar as ações de marketing de uma empresa que fornece materiais de construção localizada na região central do Rio Grande do Sul. Os 4 P’s de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) foram empregados relacionando com o método AHP. Partindo disto, realizou-se um estudo de caso exploratório/descritivo. Os resultados alcançados revelaram que o critério que possui maior grau de importância é o Produto (0,50108), o qual o gerente enfatiza sua importância perante os demais, sendo que esta variável deve atender satisfatoriamente as necessidades dos clientes. O efeito de todo esse processo permite a organização trabalhar seus pontos fracos, e melhorar os pontos fortes, assim aumentando o nível de satisfação dos clientes e colocando-se em vantagens das demais concorrentes. |
id |
UNESP-2_50b580d34ea7565b4beba6e1c77844ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1884 |
network_acronym_str |
UNESP-2 |
network_name_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository_id_str |
|
spelling |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construçãoA gestão de marketing por meio de suas técnicas de pesquisas permite um maior entendimento das variáveis externas que influenciam na organização, através desta metodologia é possível avaliar o ambiente competitivo, a qual está inserida. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo empregar o método AHP para melhor identificar as ações de marketing de uma empresa que fornece materiais de construção localizada na região central do Rio Grande do Sul. Os 4 P’s de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) foram empregados relacionando com o método AHP. Partindo disto, realizou-se um estudo de caso exploratório/descritivo. Os resultados alcançados revelaram que o critério que possui maior grau de importância é o Produto (0,50108), o qual o gerente enfatiza sua importância perante os demais, sendo que esta variável deve atender satisfatoriamente as necessidades dos clientes. O efeito de todo esse processo permite a organização trabalhar seus pontos fracos, e melhorar os pontos fortes, assim aumentando o nível de satisfação dos clientes e colocando-se em vantagens das demais concorrentes.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/188410.15675/gepros.v13i2.1884Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 2 (2018); 2991984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1884/848https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1884/1703Wegner, Roger da SilvaGodoy, Leoni PentiadoSerpa, Natália PedrosoMartinelli, MarceliGodoy, Taís Pentiadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-01T12:02:49Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/1884Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2018-06-01T12:02:49GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção |
title |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção |
spellingShingle |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção Wegner, Roger da Silva |
title_short |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção |
title_full |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção |
title_fullStr |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção |
title_full_unstemmed |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção |
title_sort |
Analytic Hierarchy Process (AHP) na análise do mix de marketing em empresa de material de construção |
author |
Wegner, Roger da Silva |
author_facet |
Wegner, Roger da Silva Godoy, Leoni Pentiado Serpa, Natália Pedroso Martinelli, Marceli Godoy, Taís Pentiado |
author_role |
author |
author2 |
Godoy, Leoni Pentiado Serpa, Natália Pedroso Martinelli, Marceli Godoy, Taís Pentiado |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wegner, Roger da Silva Godoy, Leoni Pentiado Serpa, Natália Pedroso Martinelli, Marceli Godoy, Taís Pentiado |
description |
A gestão de marketing por meio de suas técnicas de pesquisas permite um maior entendimento das variáveis externas que influenciam na organização, através desta metodologia é possível avaliar o ambiente competitivo, a qual está inserida. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo empregar o método AHP para melhor identificar as ações de marketing de uma empresa que fornece materiais de construção localizada na região central do Rio Grande do Sul. Os 4 P’s de marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção) foram empregados relacionando com o método AHP. Partindo disto, realizou-se um estudo de caso exploratório/descritivo. Os resultados alcançados revelaram que o critério que possui maior grau de importância é o Produto (0,50108), o qual o gerente enfatiza sua importância perante os demais, sendo que esta variável deve atender satisfatoriamente as necessidades dos clientes. O efeito de todo esse processo permite a organização trabalhar seus pontos fracos, e melhorar os pontos fortes, assim aumentando o nível de satisfação dos clientes e colocando-se em vantagens das demais concorrentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1884 10.15675/gepros.v13i2.1884 |
url |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1884 |
identifier_str_mv |
10.15675/gepros.v13i2.1884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1884/848 https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/1884/1703 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
publisher.none.fl_str_mv |
A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 2 (2018); 299 1984-2430 reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
collection |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
repository.name.fl_str_mv |
GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
gepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br |
_version_ |
1800215697203134464 |