Comparação das preferências de usuários avançados e usuários rotineiros de produtos tecnológicos usando Fuzzy-AHP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas |
Texto Completo: | https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2012 |
Resumo: | A utilização de conhecimentos originados a partir da interação com clientes tem sido uma prática comum no desenvolvimento de produtos inovadores. A literatura tem enfatizado a introdução de usuários avançados no processo de inovação, por possuírem uma visão mais clara de suas necessidades e das tendências tecnológicas. Um dos principais desafios é a identificação e extração de informações desses usuários, o que possibilitaria identificar oportunidades de inovação. Este trabalho propõe um método que utiliza a abordagem Fuzzy-AHP (Analytic Hierarchy Process) e testes estatísticos para extrair as opiniões de usuários avançados e compará-las com as percepções de usuários rotineiros de produtos de tecnologia. O método proposto considera que a mensuração das diferenças entre as percepções desses dois grupos de clientes pode ser uma importante fonte de informações sobre os aspectos do produto que podem dar origem a inovações. Uma aplicação prática no setor de fones de ouvido foi feita para mostrar como as etapas do método podem ser executadas em situações reais. A aplicação levou a reflexões sobre aspectos práticos do método e mostrou pontos que podem ser abordados em futuros estudos. |
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Comparação das preferências de usuários avançados e usuários rotineiros de produtos tecnológicos usando Fuzzy-AHPA utilização de conhecimentos originados a partir da interação com clientes tem sido uma prática comum no desenvolvimento de produtos inovadores. A literatura tem enfatizado a introdução de usuários avançados no processo de inovação, por possuírem uma visão mais clara de suas necessidades e das tendências tecnológicas. Um dos principais desafios é a identificação e extração de informações desses usuários, o que possibilitaria identificar oportunidades de inovação. Este trabalho propõe um método que utiliza a abordagem Fuzzy-AHP (Analytic Hierarchy Process) e testes estatísticos para extrair as opiniões de usuários avançados e compará-las com as percepções de usuários rotineiros de produtos de tecnologia. O método proposto considera que a mensuração das diferenças entre as percepções desses dois grupos de clientes pode ser uma importante fonte de informações sobre os aspectos do produto que podem dar origem a inovações. Uma aplicação prática no setor de fones de ouvido foi feita para mostrar como as etapas do método podem ser executadas em situações reais. A aplicação levou a reflexões sobre aspectos práticos do método e mostrou pontos que podem ser abordados em futuros estudos.A Fundacao para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB)2018-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/201210.15675/gepros.v13i1.2012Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas; v. 13 n. 1 (2018); 1221984-2430reponame:GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemasinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2012/826https://revista.feb.unesp.br/gepros/article/view/2012/1745Lima, Rafael Henrique PalmaUlhoa, Túlio FígaroOsiro, Lauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-01T11:00:16Zoai:ojs.gepros.emnuvens.com.br:article/2012Revistahttps://revista.feb.unesp.br/geprosPUBhttps://revista.feb.unesp.br/gepros/oaigepros@feb.unesp.br||abjabbour@feb.unesp.br1984-24301809-614Xopendoar:2018-03-01T11:00:16GEPROS. Gestão da Produção. Operações e Sistemas - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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